A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) iniciou um novo ciclo na Pró-reitoria de Graduação (Prograd), com a chegada da professora Simone Freire à gestão. Em consonância com as demandas contemporâneas da educação superior, a pró-reitoria tem o compromisso de fortalecer e inovar o ensino de graduação, o que deve ser feito a partir do vínculo afetivo e de pertença que a gestora vem construindo há muito tempo com a instituição e a educação.
A função da Prograd é coordenar, planejar, implementar e avaliar as atividades relacionadas aos cursos de graduação da FURG. Isso envolve a gestão acadêmica, a regulamentação de processos, a orientação pedagógica e a inovação no ensino, com a adoção de metodologias e estratégias que acompanhem as transformações do cenário educacional.
Dentro da nova gestão, a prioridade é assegurar que os cursos de graduação da FURG ofereçam uma formação de excelência, alinhada às necessidades acadêmicas, sociais e profissionais. O foco é promover “o desenvolvimento integral dos estudantes, fortalecendo sua atuação cidadã na sociedade”, diz Simone.
O convite para assumir a Prograd veio após o processo eleitoral para a reitoria da FURG, em uma campanha em que o debate sobre a educação na graduação teve papel central. Segundo Simone, sua decisão de aceitar o cargo foi motivada pela construção dialógica desse processo e por sua relação de pertencimento e afeto com a instituição e com a educação. “Uma educação crítica e transformadora tem um papel fundamental na vida das pessoas, e ao longo de minha trajetória profissional procurei sempre pautar minha atuação neste sentido”, destaca a pró-reitora.
De estudante de Direito a pró-reitora de graduação
A relação de Simone Grohs Freire com a FURG teve início na década de 1990, quando ingressou no curso de Direito. Desde então, sua vivência na Universidade tem sido marcada por diversas experiências e funções. Durante sua graduação, participou do Escritório Modelo de Assistência Judiciária (EMAJ), sob a supervisão da professora Anaí Teresinha Mendonça de Oliveira, onde iniciou como voluntária e chegou à estagiária.
Após concluir a graduação e um período fora da cidade do Rio Grande, Simone retornou à FURG em 2002, quando foi aprovada como docente no então Departamento de Ciências Jurídicas, posteriormente transformado na Faculdade de Direito, em 2008. Durante quase 20 anos, atuou na unidade até sua transferência, em 2021, para o Instituto de Educação (IE), em que permanece até o momento.
Ao longo dos anos, acumulou experiências em diferentes áreas institucionais, como a coordenação do curso de Direito, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), participação no Comitê de Ética em Pesquisa e, mais recentemente, na Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (atual Secaid).