APOIO

Faurg nutre projetos e amplia impacto da FURG na sociedade

Com nova sede e mais de mil projetos executados, Fundação aposta em modernização e expansão em 2025

Photograph: Fernando Halal/Secom

Boa parte dos projetos que movimentam ensino, pesquisa, extensão e inovação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) conta com o apoio de uma fundação especializada, sabia? É a Faurg, a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande, que há 26 anos opera nos bastidores para viabilizar ideias e transformar planos em ações concretas.

A Faurg é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que presta apoio administrativo e financeiro à FURG, e recentemente também a outras instituições, a Unipampa e a Ebserh. A atuação da Fundação se dá na condição de interveniente na execução de contratos, convênios e acordos firmados com setores públicos e privados. A estrutura administrativa da Faurg é composta por um conselho deliberativo, presidido pela reitora da FURG, Suzane Gonçalves, um conselho fiscal e uma diretoria executiva. A Fundação é dividida em sete setores gerenciados por assessorias: Gestão de Projetos, Prestação de Contas, Administrativo, Financeiro, Compras, TI e Jurídico, todos voltados ao suporte eficiente de projetos institucionais.

Em 2025, os planos da Faurg são ambiciosos: “Temos como objetivo principal estabelecer finalidades sociais que permitam criar unidades, agências e/ou filiais para comercialização de produtos e serviços resultantes da execução de programas e projetos”, destaca a diretora-executiva Danúbia Espíndola, primeira mulher a ocupar o cargo. A ideia é ampliar o escopo de arrecadação e entregar ainda mais valor às instituições e comunidades envolvidas.

Além disso, a Fundação está focada em qualificar seus trâmites internos. “Estamos mapeando processos, junto à gestão de riscos, por setor e entre setores, para aprimorar o atendimento aos coordenadores de projetos em busca da excelência operacional na prestação de serviços de qualidade aos nossos clientes”, explica.

Na visão de Danúbia, os principais desafios da gestão da Faurg envolvem a modernização de processos para desburocratizar a atuação dos coordenadores de projetos, superando entraves legais e regulatórios. “Sabemos que esta ação beneficiará não só os coordenadores de projetos vigentes como engajará um maior número de proponentes resultando num maior retorno a toda comunidade universitária”, diz.

E os resultados são notórios: em 2024, a Faurg apoiou 237 projetos, sendo 98 novos, com 716 bolsas pagas a servidores e estudantes. Ao longo de sua história, a Fundação já executou mais de 1.150 projetos. O desenvolvimento recente também impulsionou mudanças na estrutura. “Esse crescimento, representativo tanto em termos de projetos quanto em termos de receitas, fez com que a Fundação mais que duplicasse o seu número de colaboradores nos últimos dois anos, tendo assim a necessidade de instalar uma nova sede”, relata a diretora. Hoje, a Faurg está localizada no Parque Científico e Tecnológico – Oceantec, no Campus Carreiros da FURG.

Para a diretora-executiva, a principal contribuição da Faurg é clara: “Temos auxiliado a FURG em sua missão de promover o avanço do conhecimento e da educação plena com excelência, formando profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade socioambiental.”

A comunidade acadêmica que já executa programas e projetos com a Faurg pode entrar em contato diretamente com o setor de interesse pelos canais disponíveis no site. Interessados em ser uma instituição apoiada pela Fundação podem escrever para direcao@faurg.org.br.

 

 

Gallery

Diretora-executiva Danúbia Espíndola é a primeira mulher a ocupar o cargo

Fernando Halal/Secom