O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram na tarde desta quarta-feira, 19, a recomposição orçamentária das instituições federais de ensino do país. O valor total é de R$ 2,44 bilhões. O reitor da FURG, Danilo Giroldo, está em Brasília participando do ato que reuniu reitores no Palácio do Planalto e comemorou a notícia.
É a primeira vez, desde 2015, que o orçamento destinado ao funcionamento da universidade sofre elevação em relação ao ano anterior. Segundo o reitor, o recurso é "muito importante para começar a reverter o quadro instalado no orçamento das universidades, que é de redução progressiva desde 2015".
"A chegada desses recursos, embora ainda insuficientes para atender todas as demandas represadas, vai permitir que façamos o planejamento do orçamento para 2023. Os estudos para aplicação dos recursos já estão pré-estruturados e quase concluídos; vamos agora aguardar o montante aparecer nos sistemas da universidade e ver as possibilidades de aplicação que temos", continua o professor Giroldo. "Temos vários cenários desenhados, para assim fazer o planejamento e a recomposição possível de bolsas e auxílios para os estudantes. Quais são os valores e como eles serão aplicados, tudo isso será divulgado para a comunidade, como viemos fazendo nos últimos anos".
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) enviou na semana passada um ofício ao MEC afirmando existir "apreensão com relação à situação orçamentária das nossas instituições". Segundo a entidade, o orçamento proposto pelo governo anterior destinado este ano para as despesas de funcionamento das instituições de ensino federais havia sido 8,11% menor do que o registrado em 2022.
O valor a ser liberado já estava previsto no Orçamento da União para este ano, de acordo com o ministro. Os recursos devem vir do adicional aprovado em 2022 pela PEC da Transição, que permitiu uma ampliação de R$ 145 bilhões nos gastos do governo federal em 2023.
Agenda em Brasília
O reitor Danilo também esteve reunido mais cedo com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, acompanhado da superintendente do HU-FURG, Sandra Crippa Brandão, visando discutir e encaminhar possibilidades para enfrentar os desafios orçamentários e de recursos humanos para o HU.