FORMAÇÃO CONTINUADA

Evento para novos técnicos propõe reflexões pedagógicas

Promovida pela Progep, formação é direcionada a técnicos que ingressaram na FURG no último ano

Photograph: Karoline Avila

“A reflexão sobre o ato pedagógico não se restringe à docência”. A frase foi da pedagoga educacional Denise Alves, durante a formação Rotas pedagógicas: sujeitos em construção, nesta terça, 28 de maio. Em sua primeira edição, o evento teve como participantes técnicos administrativos em educação (TAEs), que ingressaram na FURG de maio de 2018 a maio de 2019.

A proposta foi refletir sobre a atuação e a importância dos técnicos em ações de ensino, pesquisa e extensão na universidade. “A FURG só é o que é porque temos estudantes. Todos nós estamos aqui porque temos alunos, e temos ensino, pesquisa e extensão para desenvolver. Em qualquer função, indiretamente, nossa atuação é para os estudantes”, disse a reitora Cleuza Maria Sobral Dias em sua saudação aos presentes.

Com formação na área de educação, a reitora reforçou a importância de um processo permanente de formação para aqueles que atuam em instituições de ensino.  Ela retomou a trajetória da FURG, saudando aos novos servidores que chegam no ano do cinquentenário da instituição. “Que vocês nos ajudem a fazer mais 50 anos, e depois mais 50. Construam a história de vocês, reconstruam e construam a história dessa universidade”, concluiu.

Um novo perfil

O perfil dos servidores na FURG é majoritariamente feminino, com idade entre 36 e 45 anos, com graduação e pós-graduação. Mais da metade dos técnicos tem entre 5 e 10 anos de trabalho na instituição. Quem apresentou esse quadro foi a pró-reitora da Progep, Lúcia Anello, que destacou que o número de servidores quase dobrou após a adesão da instituição ao REUNI, passando de 1145 em 2007, a 2166, em 2016.

A FURG por muitas vozes

O evento de formação continuada teve também como objetivo ampliar a visão dos novos técnicos sobre a instituição, e promover seu protagonismo. Por isso, no primeiro dia de programação, muitas vozes compuseram um grande mosaico do que é a FURG: assistência estudantil, programas de avaliação, desenvolvimento, plano de carreira, programas de capacitação, atenção à saúde e gestão ambiental foram os temas abordados pelos responsáveis por cada área.

Para o segundo dia de evento, 29, a programação da manhã contemplou temas como inclusão, pesquisa, Mostra da Produção Universitária, desenvolvimento da universidade, cultura e extensão. Já para a tarde, houve uma visita ao Centro de Convívio Meninos do Mar e conversas sobre o complexo de museus e o Centro de Recuperação dos Animais Marinhos.