ANIVERSÁRIO

Escola de Enfermagem comemora 45 anos nesta quinta-feira

Promovendo ciência de alto impacto, unidade da FURG contribui com a saúde da população

O dia 20 de agosto é de dupla comemoração na FURG. A universidade chega aos seus 51 anos e a Escola de Enfermagem (EEnf) também celebra o seu aniversário de 45 anos, contribuindo de forma significativa com a população rio-grandina.

Produzindo ciência de alto impacto e formando a cada ano profissionais de qualidade reconhecida, a EEnf promove educação em saúde e ações de extensão voltadas para a comunidade. Em meio à pandemia da Covid-19, que exige uma dose extra de trabalho e dedicação desses profissionais de saúde, a tradicional celebração anual teve de ser cancelada. Mas a data merece ser lembrada, conforme afirma o diretor Edison Barlem. "A pandemia aproximou ainda mais a Escola de Enfermagem da comunidade rio-grandina, atuando e contribuindo em diversas frentes, seja no atendimento à população, na participação em nível de gestão e políticas públicas ou na produção e disseminação de conhecimentos a serem aplicados na vida da população. Mais uma vez, ao longo de seus 45 anos de história, a Escola de Enfermagem, alinhada à filosofia da universidade, cumpre o seu compromisso com a sociedade", diz ele.

O corpo docente da EEnf, hoje, é composto por 31 docentes, todos enfermeiros. A unidade conta com cursos de graduação em enfermagem, mestrado, doutorado e duas residências.

Um pouco de história
O curso de Enfermagem da FURG teve sua criação autorizada em 20 de agosto de 1975, sendo implantado no primeiro semestre letivo de 1976. Na época, sua denominação era Curso de Enfermagem e Obstetrícia. Inicialmente, o curso foi instalado na Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande, que realizou adequações na área física para atender às exigências do Ministério da Educação e Cultura e criar o Hospital de Ensino. As disciplinas teóricas, a biblioteca, o laboratório de procedimentos de enfermagem e a coordenação do curso funcionavam no então denominado “anel externo”; as atividades práticas, nas unidades de internação: Maternidade, Pediatria, Centro Cirúrgico, São Lucas I e II. Atualmente a Santa Casa ainda recebe acadêmicos da Escola de Enfermagem nas unidades de Pronto Socorro, UTI Geral e Cardiologia.

A inserção do curso na Rede Básica de Saúde se deu com a disciplina Criança Sadia, que tinha suas atividades práticas desenvolvidas no Posto Dra. Rita Lobato. A partir daí a parceria com a Secretaria Municipal da Saúde foi se intensificando de forma que, atualmente, atividades práticas e estágios curriculares são desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde da Família. Além disso, programas como PET Enfermagem, PET Saúde, Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), Viver Mulher e de Educação Permanente são realizados de forma conjunta.

Em dezembro de 1988, foi criado o Hospital Universitário Prof. Miguel Riet Corrêa Júnior, um espaço sonhado, idealizado e cuja realização se deve, em grande parte, ao esforço de docentes enfermeiros da FURG. A primeira diretoria do Hospital de Ensino contou com docentes enfermeiros nos cargos de administrador, diretor de Enfermagem e diretor de Apoio. Com esse espaço próprio, foi possível qualificar o ensino de graduação em enfermagem e, consequentemente, contribuir para a melhoria da saúde da população.

A Nova Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, sancionada em 1986, determinava que a Enfermagem somente poderia ser exercida por enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Frente a essa determinação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), os docentes do curso se mobilizaram elaborando um projeto para implantação do Curso Supletivo de Qualificação Profissional para Auxiliar de Enfermagem.

Naquela ocasião, foram parceiros da FURG a Santa Casa do Rio Grande e a Secretaria Municipal da Saúde. O curso funcionou de 1990 a 1997, formando sete turmas. Com a proibição de formação de novos auxiliares de enfermagem, emitida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio Grande do Sul (Coren/RS), houve incentivo e a necessidade da criação de cursos de técnicos de enfermagem. Frente à quase inexistência desses profissionais no município, docentes do curso de Enfermagem elaboraram uma proposta para a criação do Curso de Técnico em Enfermagem, na FURG, em parceria com o Colégio Técnico Industrial (CTI/FURG). Esse curso funciona desde o ano de 2000 junto ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande, tendo formado onze turmas.

Em 1993, foi criada a Rede de Pós-graduação em Enfermagem da Região Sul (Repensul), que congregou outras universidades federais do sul do país, visando acelerar o processo de qualificação de docentes enfermeiros dessas IFES. A participação no mestrado interinstitucional, proposto pela Repensul, além da titulação dos docentes tornou-se um excelente laboratório para o aperfeiçoamento de competências no ensino e na pesquisa, constituindo-se no embrião do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FURG e despertando o desejo de criação de uma Unidade Acadêmica para a enfermagem.

A partir do primeiro semestre de 1996 foi desenvolvido o Curso de Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem (Espensul), destinado à especialização de enfermeiros no próprio local de trabalho. Com metodologia pautada no ensino semipresencial e na flexibilidade do currículo, o Espensul fortaleceu a integração entre o curso de Enfermagem e a rede de serviços de saúde do município.

Em fevereiro de 1997, após o reconhecimento do potencial, da identidade profissional e especificidade do curso, foi criado o Departamento de Enfermagem, que reuniu e possibilitou a concreta integração dos docentes, até então lotados em diferentes departamentos. Com a lotação dos docentes enfermeiros em uma única unidade, ficou garantida a autonomia nos processos decisórios que definiriam os rumos da Enfermagem na FURG.

Em outubro de 2001, ocorreu a aprovação e recomendação pela Capes, do curso de mestrado em Enfermagem, sendo criado o Programa de Pós-graduação em Enfermagem, o primeiro na área da saúde na FURG. As atividades acadêmicas do mestrado em Enfermagem tiveram início no primeiro semestre de 2002.

Quanto ao suporte administrativo, foi criada em 2002 a Secretaria Geral das unidades educacionais, com ela, os técnico-administrativos em educação, reunidos em única área física passaram a atuar de forma contínua e mais articulada com as chefias, docentes e discentes, situação que persiste até os dias de hoje.

Em 15 de agosto de 2008, integrando a proposta de mudança organizacional, foi aprovada a criação da Escola de Enfermagem, como uma das treze Unidades Acadêmicas da FURG.

Passados 7 anos de funcionamento ininterrupto do curso de mestrado em Enfermagem da FURG, em 19 de dezembro de 2008 a Escola de Enfermagem obteve a aprovação, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), da criação do curso de doutorado em Enfermagem, o qual foi recomendado pela Capes, constituindo-se em mais uma importante conquista. As atividades acadêmicas do Doutorado em Enfermagem da FURG iniciaram em abril de 2009. Atualmente, encontra-se em curso a quarta turma.