FROTA

Esantar adquire caminhão através de parceria com a Marinha do Brasil

Doado a partir de emenda parlamentar, veículo será destinado à atuação nas Operações Antárticas

Photograph: Fernando Halal/Secom

A frota da Estação de Apoio Antártico (Esantar) ganhou um importante reforço nesta semana. A partir de emenda parlamentar, a Marinha do Brasil fez a doação de um caminhão que irá atuar nas Operações Antárticas realizadas no continente gelado.

Adquirido por intermédio da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg), o caminhão Accelo 1017 está orçado em R$ 380 mil. O veículo anterior já era utilizado havia 28 anos.

"O novo caminhão foi essencial para qualificar as operações logísticas da Esantar, e por isso tivemos grande apoio da Secirm e da Faurg na sua aquisição”, afirma a diretora do Programa Esantar, Cleuza Maria Sobral Dias.

Além do novo caminhão, a Esantar conta com duas caminhonetes Ranger para dar o suporte nas operações.

"Durante o verão, o apoio da Esantar acontece de mês em mês, quando é alternada a equipe de pesquisadores e militares no continente antártico, levando insumos e trazendo amostras de pesquisas", explica Roberto Bastos, coordenador de Apoio Antártico.

O veículo fez sua estreia nesta semana, ao levar equipamentos e suprimentos até a aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileira, no Aeroporto Internacional de Pelotas. Daqui a um mês ocorre um novo voo, o quinto da temporada.

Vocação marítima
Considerando a política governamental brasileira de exploração do continente antártico, a FURG, por sua localização geográfica estratégica e vocação eminentemente marítima, foi convidada a participar do Projeto Antártico Brasileiro (Proantar), a partir de 1982.

Com a celebração de um convênio entre a universidade e a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm) novas instalações foram construídas e habilitadas, surgindo a Estação de Apoio Antártico junto à FURG (Esantar/FURG), hoje administrada pela Direção e pela Coordenação de Apoio às Operações na Antártica, da FURG. A Esantar está ligada diretamente ao Gabinete do Reitor da FURG.