INTEGRAÇÃO

Equipe da Residência Multiprofissional recebe secretária Municipal da Saúde

Juliana Acosta participou de roda de conversa no prédio da Psicologia

Photograph: Fernando Halal/Secom

Uma roda de conversa realizada na tarde de quinta-feira, 10, no prédio da Psicologia, discutiu a importância da Residência Multiprofissional Saúde da Família.

Estiveram presentes a secretária de Saúde do município, Juliana Acosta, além dos residentes e profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos professores e a coordenação do curso.

Egressa da primeira turma da Residência da FURG, a atual secretária, que é enfermeira de origem, contou detalhes sobre sua trajetória profissional posterior à residência, dentre eles o trabalho que desenvolveu em frentes importantes no Conselho Nacional de Saúde, em Brasília. Juliana falou ainda sobre o planejamento da nova gestão para o município, e em que situações a Residência poderá estar inserida na área da Saúde.

As residências multiprofissionais atuam na linha de frente na defesa do SUS, com um trabalho de acompanhamento de psicologia, educação física e enfermagem dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme explicam as professoras Daniele Acosta (Escola de Enfermagem) e Ceres Arejano (Instituto de Psicologia), que coordenam o curso da FURG, as práticas dos residentes acontecem na UBSF Caic e na UBSF São Miguel II. No encontro de quinta, além do coletivo que sempre se reúne nesse espaço de formação, estavam as professoras da direção do Instituto de Educação, que hoje abriga o curso de Residência da FURG.

Pós-graduação lato sensu
A Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, voltada para a educação em serviço. Trata-se de um programa de cooperação interinstitucional entre Educação e Saúde para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais recém-graduados em áreas prioritárias para o SUS.

O curso busca qualificar enfermeiros, psicólogos e educadores físicos para a área da saúde, na modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, a partir da inserção destes nos serviços de saúde, criando articulações que possibilitem o exercício permanente da educação em serviço e propondo práticas que integrem o ensino, a pesquisa, a atenção, seguindo os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Mais informações sobre a Residência Multiprofissional da FURG podem ser obtidas aqui.

 

 

Gallery

Juliana Acosta participou de roda de conversa no prédio da Psicologia

Fernando Halal/Secom