Na tarde desta terça-feira, 13, a reitora Suzane Gonçalves, acompanhada da pró-reitora de graduação, Simone Freire; da pró-reitora de extensão e cultura, Débora Amaral; e do diretor e da vice-diretora do campus FURG-SVP, Fernando Comiran e Lígia Dalchiavon, estiveram reunidos com o prefeito do município de Santa Vitória do Palmar, André Selayaran, para debater o futuro da instituição na cidade.
De acordo com a reitora, nos últimos anos a Universidade vem enfrentando severos desafios associados ao ingresso e à permanência de estudantes no campus FURG-SVP, e, portanto, com o objetivo de potencializar e qualificar a atuação da instituição em Santa Vitória do Palmar, foi instituída uma comissão para pensar alternativas para transformar as atividades realizadas no município.
Na oportunidade, os representantes da FURG puderam debater com o Executivo Municipal questões ligadas às expectativas do município em relação à Universidade, além de formas de tornar a atuação acadêmica mais eficiente e conectada com a realidade enfrentada no território.
“Queremos pensar o futuro do campus não apenas no que se refere ao espaço, mas também no que se refere aos servidores ali lotados e nas atividades oferecidas, para que estejam todos alinhados com as demandas da cidade. Temos discutido mudanças estruturais visando valorizar e impulsionar esse espaço que é rico em possibilidades, especialmente no sentido de transformá-lo em um foco de extensão para a região, com ações de formação de professores e também com formações para o serviço público e para a área do agronegócio”, destaca a gestora.
A comissão, instituída por meio da Portaria de nº 2920/2025, conta com 25 servidores, entre eles professores e técnicos-administrativos em educação, e tem como objetivo estudar a história do campus e da região bem como analisar o atual cenário de Santa Vitória do Palmar, considerando os desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior no país, para propor uma mudança significativa na estruturação das atividades da FURG em Santa Vitória do Palmar.
“Essa comissão já está trabalhando há um tempo, e, agora, estamos dando início a um processo de escuta da comunidade de Santa Vitória do Palmar, para avançar nas ações que vão trazer outras características para o campus”, completa a reitora.
A FURG reforça o seu compromisso com o município e destaca que todo o processo de reestruturação do campus está vinculado ao seu compromisso com o município de Santa Vitória do Palmar e região. O trabalho da instituição na cidade é fruto do trabalho incansável de servidoras e servidores por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reune).
No entanto, considerando os pressupostos de boas práticas e eficiência do serviço público, em razão dos severos desafios enfrentados no preenchimento de vagas e na permanência dos estudantes já vinculados aos cursos oferecidos pela FURG em Santa Vitória do Palmar, é preciso pensar novas estratégias de qualificar o trabalho realizado, impulsionando as potencialidades tanto da instituição quanto do município.