ANIVERSÁRIO

Em nova fase, Faurg celebra 25 anos de fundação

Fundação de apoio à universidade possui hoje cerca de 150 projetos sob sua gerência

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

A Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg) comemora, neste dia 28 de outubro, 25 anos de fundação. A Faurg é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada com o objetivo básico de apoiar a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na conquista de seus objetivos nos campos do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação, da cultura e do desenvolvimento institucional, por meio da promoção e do apoio na execução de programas e projetos.

Com a implementação da Fundação em 1998, começava uma etapa de fortalecimento da cooperação científica, técnica e financeira dos parceiros da universidade - contribuindo assim para o desenvolvimento científico e tecnológico, as atividades artísticas e culturais, a preservação ambiental e as relações institucionais entre a comunidade universitária e a sociedade.

"É um grande desafio estar hoje à frente da Fundação", afirma o diretor executivo Ednei Primel. "O maior desafio da gestão é fazer com que ela continue tendo os seus processos de prestação de contas, todos sempre aprovados e reconhecidos, mas também implementar uma série de ações necessárias visando a sua modernização"

A Faurg tem hoje cerca de 150 projetos e mais de 480 bolsistas sob sua gerência; são mais de 960 fornecedores por ano e mais de 60 contratos via CLT.

"O papel principal da Fundação junto à FURG é poder apoiar essas pesquisas, fazer com que elas aconteçam. Então o nosso papel é encontrar caminhos e soluções para que os projetos possam atingir os seus objetivos", explica Primel. "É um desafio, mas é prazeroso saber que a Fundação está bem alinhada com as ações que a FURG vem implementando, e isso também é reflexo da imensa capacidade que os pesquisadores da universidade têm de captar recursos para os projetos".

"Também estamos muito atentos aos processos de melhoria contínua, para que os nossos colaboradores tenham uma qualidade de trabalho e de vida adequada. Todo esse processo de apoio aos projetos tem uma dinâmica muito complexa e ampla, que exige muita atenção, dedicação e comprometimento porque são várias legislações que precisamos observar", destaca o diretor.

Dando início a uma nova fase, a Faurg agora é autorizada a apoiar a Unipampa e o HU-FURG/Ebserh. O diretor conta que, recentemente, implementou-se também um setor de logística que está atuando muito próximo aos setores de Almoxarifado e Patrimônio.

Projetos em andamento
Entre alguns dos projetos apoiados pela Faurg, estão o monitoramento do ciclo de dragagem do canal Miguel da Cunha e do canal de acesso ao porto do Rio Grande, a avaliação das condições ambientais para a expansão portuária, o monitoramento da ocorrência de espécies invasoras no estuário da Lagoa dos Patos, o desenvolvimento dos procedimentos de proteção à fauna marinha para o Centro de Recuperação dos Animais Marinhos (Cram), monitoramento da biodiversidade e o projeto Astral, que desenvolve novas tecnologias para a aquacultura.

Amparo jurídico
Apesar de fundada em outubro de 1998, a Faurg passou a atuar, de fato, a partir de 1º de outubro do ano seguinte, quando da escolha dos membros da primeira Diretoria Executiva. Em 18 de outubro do mesmo ano, foi firmado um protocolo de cooperação entre a universidade e a Fundação, garantindo o amparo jurídico necessário aos programas e projetos desenvolvidos pelas cooperadas.


A Faurg em números

* 25 anos de atuação
* 1.053 projetos executados desde sua fundação
* 400 bolsas distribuídas anualmente
* 150 projetos apoiados simultaneamente

 

 

 

Gallery

Fundação de apoio à universidade possui hoje cerca de 150 projetos sob sua gerência

Hiago Reisdoerfer/Secom