Nesta última segunda e terça-feira, 30 de junho e 1º de julho, a reitora Suzane Gonçalves representou a FURG em atividades internacionais propostas pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), em Montevidéu, no Uruguai. Na oportunidade, a gestora participou do Seminário Internacional Universidade, Sociedade e Estado e da reunião do Conselho de Reitores, oportunidade em que assinou um convênio de cooperação com a Direção Geral de Educação Técnico e Profissional do Uruguai; além disso, Suzane visitou a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidad de La República (Udelar), que recentemente, também prestou uma visita à FURG.
Seminário
Durante o primeiro dia da agenda, na ocasião do Conselho de Reitores da AUGM, foi realizado o Seminário Internacional “Universidade, Sociedade e Estado”, nas dependências da Udelar. A ação serviu para debater o papel das universidades públicas no contexto regional, permeado pelos desafios políticos, econômicos e sociais do continente.
A abertura da atividade foi realizada pelo presidente da AUGM e reitor da Universidade Nacional de Concepción (Paraguai), Clarito Rojas; e pelo reitor da Udelar, Álvaro Mombrú. Em seguida, os participantes puderam acompanhar distintos painéis temáticos sobre o presente e o futuro da educação superior na América Latina e sua relação com os contextos políticos nacionais; os desafios da internacionalização e mobilidade acadêmica no mundo atual; o fomento aos avanços científicos e inovações no ensino superior; a construção de um espaço ibero-americano de conhecimento e cooperação científica; e o papel das redes e espaços universitários regionais nas políticas de aliança e cooperação universitária.
De acordo com Suzane, participar de ações como esta, promovidas pela AUGM com um olhar voltado aos desafios do continente, é de extrema importância para a FURG, uma vez que reforça o compromisso da instituição com uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. “Estamos em um espaço de construção coletiva, de diálogo profundo sobre o papel das universidades na transformação social e na defesa de políticas públicas que garantam o direito à educação e o desenvolvimento da nossa região”, explica a reitora.
Ainda segundo a gestora, a presença da FURG durante a agenda internacional também reafirma a relevância institucional da Universidade, ao estar em contato com as demais instituições que integram a rede, refletindo e debatendo temas fundamentais para o presente e o futuro da educação superior na região.
Durante os painéis do seminário participaram, além dos reitores presentes, representantes de organizações como a Unesco e a Clacso, além de autoridades governamentais do Uruguai, Paraguai, Colômbia, Cuba e Brasil.
Conselho de Reitores da AUGM
Com o fim do Seminário, deu-se início a cerimônia de inauguração da LXXXVII sessão do Conselho de Reitores da AUGM, contando com a presença de diversas autoridades da associação, da Udelar – na condição de universidade anfitriã - e com o ministro da Educação e Cultura do Uruguai, José Carlos Mahía. Na oportunidade, foi realizada a assinatura de um convênio entre a AUGM e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil. Segundo representantes da administração da Rede, o movimento proporcionará financiamento para projetos de pesquisa em temas estratégicos para o desenvolvimento da região, ao mesmo tempo em que permitirá parcerias entre pesquisadores e institutos de universidades dos países representados na associação.
Na manhã desta terça-feira, 1, ainda durante a programação do Conselho de Reitores, a reitora Suzane Gonçalves assinou um convênio de cooperação internacional entre a Direção Geral de Educação Técnico Profissional do Uruguai e a FURG. Esse é mais um passo significativo para a Universidade em sua missão de internacionalização e fortalecimento de relações com os países vizinhos. “É uma ação que reforça o papel da FURG como uma Universidade conectada com a realidade latino-americana, comprometida com a inclusão, a inovação e o fortalecimento da educação pública em todas as suas dimensões", completa.
Visita
Na tarde da última segunda-feira, 30, Suzane prestou uma visita às instalações da Faculdade de Medicina Veterinária da Udelar, acompanhada da reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ursula Rosa da Silva. A interação é fruto do movimento realizado pela comitiva da AUGM e da Udelar, que esteve na FURG durante o mês de junho visando a criação de dois cursos tecnólogos binacionais: um com a UFPel e o outro com a FURG.
Na ocasião, Suzane visitou toda a parte de Aquicultura da Faculdade para avançar nas tratativas de elaboração de um projeto conjunto que possibilitará não só o desenvolvimento de um curso, mas projetos de pesquisa, mobilidade entre estudantes e professores na área.