Oceantec

Em cerimônia de graduação, TerraMares completa processo de incubação

Startup passou pelo período de mentoria da Innovatio e agora se torna empresa residente do parque

Photograph: Guilherme da Luz/Secom

Na noite desta última quarta-feira, 28, a empresa de base tecnológica TerraMares completou seu processo de incubação na FURG. Durante cerimônia de graduação, equipes da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio) parabenizaram os idealizadores do projeto pela sua trajetória. Na oportunidade, também estiveram presentes representantes do setor produtivo e comercial do município, além de parceiros de pesquisa e negócios.

Para a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Silvia Botelho, o momento é de alegria e orgulho. “Tem sido muito especial acompanhar o processo de surgimento da TerraMares, de uma empresa de base tecnológica em Rio Grande, mas também o amadurecimento das pessoas por trás dessa ideia. Nossos estudantes virando empreendedores, nossas pesquisas virando produtos. A Innovatio é uma iniciativa que nasce e se alimenta dos nossos estudantes, dentro dos laboratórios, produzindo pesquisa de ponta. Hoje, é por meio da incubadora que a Universidade reforça o seu papel de ser um ambiente propulsor de inovação e desenvolvimento tecnológico, alinhando educação, pesquisa e inovação para solucionar demandas complexas da nossa sociedade, gerando emprego e renda na região”, destaca a professora em sua fala.

A coordenadora de incubação e empreendedorismo da FURG, Lívia Dávila, parabenizou a equipe da TerraMares e a sua trajetória junto à incubadora. “Hoje vocês encerram um ciclo, mas iniciam outro ainda mais desafiador: continuar crescendo de forma sustentável, gerando empregos e investimentos, agora como uma empresa residente do nosso parque científico e tecnológico. Esse ecossistema de inovação é colaborativo e segue contando com cada um de vocês para ajudar outras empresas que iniciam sua jornada na incubação a se tornarem o que vocês são hoje”, comentou a gestora.

Sobre o processo de incubação

Referente a um conjunto de ações de suporte e mentoria fornecidos para empresas durante seus primeiros anos de atividade, o processo de incubação é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da maturidade de uma ideia ou produto. Na FURG, esse processo é gerenciado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, a Innovatio. Sediada dentro do Parque Científico e Tencológico da Universidade, essa iniciativa visa aprimorar o desenvolvimento da cultura empreendedora na instituição.

Oferecendo suporte durante a pré-incubação, incubação e pós-incubação, a Innovatio desenvolve em conjunto com pessoas físicas e jurídicas, o amadurecimento e a estruturação de modelos de negócio, oferecendo espaço físico, mentoria, suporte técnico e legal, além de uma série de atividades formativas.

Sobre a TerraMares

Criada em 2019 com o intuito de minimizar pressões nocivas ao ambiente, a TerraMares Tecnologia Ambiental foi pré-incubada pela Innovatio no mesmo ano. Em 2020 passou ao nível de incubada. Desde então, amadureceu consideravelmente os seus negócios, ganhando destaque no cenário regional, estadual, nacional e até mesmo internacional, com uma vasta galeria de premiações.

De acordo com Luiza Costa, uma das fundadoras da TerraMares, o processo de incubação na FURG proporcionou à startup a oportunidade de concorrer em editais de subsídio financeiro, gerando não só o desenvolvimento da empresa, mas garantindo tração e recursos para a melhoria continua dos seus processos. “O primeiro foi o Programa Centelha RS Fapergs, em 2019, no qual fomos contemplados em primeiro lugar. Depois desse edital vieram outros como o Programa Doutor Empreendedor Fapergs, no mesmo ano, este mais voltado à pesquisa e para profissionais com doutorado; isso ainda durante a pré-incubação”, recorda a empreendedora.

Com uma premissa ambiental, a TerraMares busca tornar a oferta de produtos ou serviços de outras empresas em algo sustentável, ecológico e socialmente responsável, por meio da tecnologia aplicada às microalgas. Mais recentemente, durante o South Summit Brasil, a empresa foi premiada na trilha Industry 5.0, ganhando destaque entre mais de 2 mil empresas de 80 países, ocupando uma posição entre as dez melhores do mundo na categoria que valoriza a integração entre tecnologias inteligentes e o trabalho humano. 

 

Gallery

Startup passou pelo período de mentoria da Innovatio e agora se torna empresa residente do parque

Guilherme da Luz/Secom