SOLENIDADE

Em Brasília, Suzane Gonçalves é empossada reitora pelo MEC

Também durante a cerimônia foram empossadas as reitoras da UFPel e da UFCSPA

Photograph: Divulgação

Nesta última terça-feira, 19, o ministro da Educação, Camilo Santana, empossou a professora Suzane Gonçalves como reitora da FURG, durante solenidade realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Ainda durante a ocasião, também foram empossadas as professoras Úrsula da Silva e Jenifer Saffi como reitoras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), respectivamente.

De acordo com o ministro, o evento é simbólico e histórico pois reúne três das quatro mulheres reitoras de Instituições Federais de Ensino Superior localizadas no Rio Grande do Sul. “São três mulheres altamente preparadas. Para mim, é uma honra empossá-las, isso mostra a força das mulheres ocupando o espaço de liderança nesse país e nas nossas universidades”, destacou Santana.  

Para Suzane, o feito demarca não apenas a importante representação feminina na gestão universitária, mas um avanço da sociedade como um todo. “Não posso deixar de manifestar que essa é uma conquista coletiva das mulheres que ao longo da história lutaram e abriram caminhos nos espaços que antes nos eram negados”, discursou a reitora da FURG.

Ainda segundo a gestora, o momento de posse, embora tenha acontecido após mais de um semestre de atividades, era muito aguardado, pois representa uma importante integração entre a Universidade e o Governo Federal. “Estou muito honrada por ter sido escolhida pela nossa comunidade universitária para ser a reitora da FURG. Assumo essa tarefa com muita responsabilidade. A história da nossa Universidade começa em 1969, com o sonho ousado de interiorização da educação superior, um sonho que atravessou décadas e que hoje se concretiza em uma instituição multicampi e que, além de atuar na formação cidadã, também se constitui como uma peça importante no desenvolvimento da Região Sul do Estado”, aponta Suzane.

Também participaram do evento, na composição da mesa de autoridades, o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinicius David; a vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ana Beatriz de Oliveira; o deputado federal Bohn Gass; e a deputada federal Daiana Santos.

Em sua fala, Marcus Vinicius reforçou a importância do papel fundamental que as universidades cumprem nas sociedades desenvolvidas e civilizadas, como instituições responsáveis por garantir o pleno exercício da democracia. “justamente por essa característica é que elas são alvos de tantos ataques e tantas críticas dos segmentos mais conservadores e dos grupos que não têm compromisso com a democracia”, comentou o secretário.

Nesse sentido, Suzane aponta que as universidades brasileiras são muito mais do que instituições de ensino “elas são estratégicas para a soberania nacional, uma vez que produzem ciência, tecnologia, conhecimento crítico e inovação, sendo indispensáveis ao desenvolvimento do país. Sem universidades fortes não há soberania científica, tecnológica, alimentar, energética ou cultural. Nosso compromisso, portanto, não é só com a formação acadêmica, mas também com a autonomia e a independência do Brasil diante dos desafios globais”, discursou a reitora.

Em sua fala, Camilo destacou o esforço do MEC para criar mecanismos que possam garantir o orçamento das universidades. “Tenho debatido muito esse tema no congresso nacional, pois esse é um debate que precisamos fazer neste país. Falamos muito sobre soberania, mas só vamos chegar nesse momento quando todos tiverem acesso à educação, e o único caminho são as universidades, responsáveis por 90% da pesquisa nacional. Estamos construindo alguns caminhos importantes para garantir o devido orçamento para as nossas instituições”, comentou o ministro.

Ao final da cerimônia, as professoras assinaram o termo de posse, concluindo a solenidade. “Considero que assumir a reitoria de uma universidade federal é também assumir um compromisso público de defesa da educação superior pública, laica, plural, inclusiva e de qualidade, como patrimônio da sociedade brasileira. Em tempos de incertezas e desafios, reafirmo a minha convicção de que as universidades são essenciais para a construção de um país mais justo, sustentável e mais democrático”, finalizou Suzane.

 

Gallery

Também durante a cerimônia foram empossadas as reitoras da UFPel e da UFCSPA

Divulgação