GRADUAÇÃO

Durante reunião do Coepea, FURG autoriza a criação de seis novos cursos

Três cursos serão ministrados no Carreiros, dois em Santo Antônio da Patrulha e um na modalidade EaD

Photograph: Fernando Halal/Secom

Na manhã desta sexta-feira, 25, durante reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) – que reúne a maior parte das autoridades administrativas -, foi aprovada, entre outras pautas pertinentes, a criação de seis novos cursos de graduação. Destes, três serão ministrados no campus Carreiros, dois serão ministrados em Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP), e um será ministrado em modalidade EaD.

De acordo com o reitor, Danilo Giroldo, este é um importante momento não só para a universidade, mas para a sociedade no geral, que poderá receber profissionais e pesquisadores qualificados em um curto período de tempo. “Esse é um marco importante; aprovar seis cursos, principalmente depois de um período de ataques à universidade, de ordem orçamentária e moral. Enquanto isso estava acontecendo, a FURG já vinha planejando e projetando o caminho de construção necessário para chegar neste momento de aprovação junto ao Coepea. O significativo passo que demos hoje é resultado do grande esforço dos professores, das unidades acadêmicas e da Pró-reitoria de Graduação, que trabalharam de forma colaborativa para atender às demandas da sociedade, com a formação de profissionais em áreas muito importantes e demandadas na região”, detalhou o gestor.

Sobre os cursos

Com oferta em Santo Antônio da Patrulha

 - Tecnologia em Alimentos

Vinculado à Escola de Química e Alimentos (EQA), o curso será ofertado no campus FURG-SAP, com caráter presencial, disponibilizando 25 vagas com preenchimento integral via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e duração de seis semestres.

A criação do curso foi motivada pela identificação da demanda da sociedade por um curso superior de curta duração – três anos -, na área tecnológica. Além disso, outro fator que viabiliza a existência do curso é a presença de todo o corpo docente e infraestrutura necessárias para atender aos cursos de graduação em Engenharia Agroindustrial Industrias Alimentícias e Engenharia Agroindustrial Agroquímica, que serão aproveitados para o novo curso. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2024.

-  Tecnologia em Processos Químicos

Também vinculada à EQA com oferta em FURG-SAP, o curso de Tecnologia em Processos Químicos tem caráter presencial, com a disponibilidade de 25 vagas, ingresso via Sisu e duração de seis semestres.

A motivação para a criação do curso é motivada também com as características citadas acima, fatores que possibilitam a existência do novo programa de graduação. O projeto pedagógico, por sua vez, apresenta uma introdução ao curso superior em Tecnologia em Processos Químicos, os campos de atuação profissional e a regulamentação da profissão. A ideia é, além de cumprir uma demanda local, formar profissionais capazes de atuar nas mais importantes empresas do setor de processos químicos. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2024.

Com Oferta EaD

 - Bacharelado em Administração Pública (EaD)

Vinculado ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), o curso de Bacharelado em Administração Pública será ofertado em modalidade de Ensino a Distância (EaD) e será disponibilizado nos polos de Cachoeira do Sul, Sobradinho, Novo Hamburgo, Picada Café, Sapiranga e Canguçu. O curso é composto por oito semestres para integralização curricular, com carga horária total de 3 mil horas e início das atividades previsto para o primeiro semestre de 2024.

O projeto pedagógico do curso está em conformidade com os dispositivos legais e dispositivos regimentares institucionais. Sua estrutura apresenta a contextualização do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); a organização didático-pedagógica, a estrutura administrativa-pedagógica e infraestrutura operacional. Seus objetivos atendem as Diretrizes Curriculares Nacionais, e propõem formar profissionais com conhecimento de Administração Pública, para atuação no âmbito federal, estadual e municipal. O público-alvo são os agentes públicos, atuantes na administração pública, que tenham concluído o ensino médio.

Com oferta em Rio Grande

 - Bacharelado em Farmácia

A criação do curso surge a partir de uma proposta de colaboração e articulação de diferentes unidades acadêmicas que contribuirão mutuamente para um ensino integrado e multidisciplinar na formação de profissionais habilitados. O curso de Bacharelado em Farmácia visa suprir a necessidade e a exigência legal do profissional farmacêutico para o pleno funcionamento dos estabelecimentos de saúde; acrescenta-se também que visará a formação profissional centrada nos fármacos, medicamentos, produtos cosméticos, assistência e atenção farmacêutica, análises clínicas e toxicológicas, em prol do cuidado à saúde humana e animal e sua relação com o meio ambiente.

O curso tem caráter presencial, e será ofertado em turno diurno, com a disponibilidade de 30 vagas anuais e ingresso via Sisu. É vinculado à Faculdade de Medicina (Famed), com duração mínima de dez semestres; o início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2024.

 - Licenciatura em Ciências Sociais

Vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi), o curso tem caráter presencial, com duração mínima de oito semestres e será ministrado em turno noturno. Ao todo serão disponibilizadas 40 vagas, com ingresso via Sisu; o início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2024.

A criação do curso está alinhada as necessidades educacionais contemporâneas. A proposta surge da colaboração entre a direção do Ichi e o Comitê Assessor de Sociologia, visando preencher uma lacuna importante na formação de profissionais comprometidos com a docência na Educação Básica.

A proposta é alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais, refletindo o compromisso com a inclusão, diversidade e educação em direitos humanos. Além disso, a atenção às Relações Étnico-raciais, Educação Ambiental e Libras demonstra sensibilidade às demandas sociais e culturais emergentes.

 - Bacharelado em Educação Física

Vinculado ao Instituto de Educação (IE), em caráter presencial e com oferta anual, o curso de Bacharelado em Educação Física disponibilizará 40 vagas para ingresso anual e será ministrado em turno integral. A implementação do novo curso tem o objetivo de oportunizar a formação de profissionais considerando como princípio fundamental a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, buscando a produção do conhecimento e a reflexão sobre as práticas sociais vinculadas à cultura corporal. 

 

Gallery

Três cursos serão ministrados no Carreiros, dois em Santo Antônio da Patrulha e um na modalidade EaD

Fernando Halal/Secom