Nesta última quarta-feira, 7, o Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume), promoveu o segundo encontro de aposentados do ano, realizado no Cidec-sul. Durante a atividade, a reitora Suzane Gonçalves; o presidente do Núcleo, Péricles Gonçalves; e a diretora de Atenção à Saúde – representando a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) -, Juliana Flores, homenagearam os servidores da Universidade que se aposentaram em 2025.
Na oportunidade, receberam a homenagem os seguintes aposentados: Antonio Raquel da Rosa; Cleuza Maria Sobral Dias; Dulce Helena Lima Machado; Linjie Zhang; Maria Rozana Rodrigues de Almeira; Milene Pinto Costa; Péricles Antonio Fernandes Gonçalves; Rejane Costa Grumann Michel; e Solismar Fraga Martins.
De acordo com o presidente do Nume – e um dos aposentados homenageados na ocasião -, Péricles Gonçalves, em 2023, a Universidade instituiu um evento oficial de recepção de novos servidores; a ação acontece junto ao Nume, para que, ao ingressar na FURG, estes servidores possam conhecer um pouco da sua história e, introjetar a ideia de que, com suas atividades diárias, ajudará a construir a memória e o futuro da instituição.
Pensando neste momento de recepção, em 2024, foi concebida uma nova cerimônia, esta para que a Universidade possa se despedir de forma adequada dos servidores que, aos poucos, vão se aposentando. “O Comitê Gestor do Nume, naquela oportunidade, pensou em uma ação simbólica para fazer com que aqueles servidores que saíssem da Universidade também fossem reconhecidos com a mesma intensidade e gratidão como quando são recebidos no momento de ingresso”, destaca o presidente.
Para a reitora, o reconhecimento aos servidores aposentados é, também, um ato que reconhece as pessoas como o maior ativo da Universidade. “Se nós conseguimos desenvolver a FURG por 55 anos, é justamente porque as pessoas que aqui trabalharam – e trabalham -, contribuem, junto com os nossos estudantes, para que, dia após dia, a instituição se consolide cada vez mais, e aprimore todas as suas atividades”, discursa Suzane.
“Este momento marca toda nossa gratidão institucional em poder agradecer a cada um e cada uma de vocês, por tudo que fizeram pela FURG e pela educação superior em nosso país. Além disso, realizar esse agradecimento aqui, às portas do Nume, é ainda mais simbólico, pois é esse núcleo o responsável pela missão de resguardar a memória e a história da nossa Universidade; e vocês aqui hoje são a memória e a história viva dessa instituição, e tenham certeza de que a FURG não vai esquecer de vocês”, completa a reitora.
O ato é fruto de uma parceria entre o Núcleo, a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) e a Reitoria; em sua primeira edição, realizada em dezembro de 2024, foram homenageados 21 servidores aposentados. Ao longo de 2025, o Nume pretende homenagear mais de 170 servidores aposentados.
Segundo a ex-reitora da FURG, e uma das homenageadas, Cleuza Maria Sobral Dias, o momento é de emoção e, sobretudo, acolhimento. “A FURG é isso. Um local de acolhimento. Este espaço aqui, de homenagem, tem um calor e promove uma proximidade muito grande; eu sou muito agradecida a essa Universidade e por tudo que ela me proporcionou. Hoje estou ocupando um outro espaço, trabalhando em outra frente, mas sempre carrego a Universidade comigo, no meu coração, e com isso, também sinto saudades. Me pego pensando no quão bom seria poder começar toda essa jornada de novo, mas a vida é assim, e estou feliz de estar aqui e de ter tido a chance de viver tudo que vivi ao lado de muitos de vocês que estão aqui hoje”, fala a professora aposentada.
Sobre o Nume
Constituído como um grande espaço de representatividade e memória da FURG, o Nume possui a finalidade de resgatar, preservar, difundir e facilitar o acesso à história da FURG. Atualmente o núcleo é o local em que simbolicamente o futuro e o passado da Universidade se encontram, a partir da recepção dos servidores públicos recém ingressos, e do momento de agradecimento à dedicação dos servidores públicos aposentados.