Na tarde desta última quarta-feira, 20, a FURG festejou os seus 56 anos de história ao lado da sua comunidade universitária, convidados e representantes da sociedade civil, durante a anual Assembleia Universitária. Na oportunidade, a instituição realizou a entrega do título honorífico de Doutor Honoris Causa ao alemão Bernd Walter Böttiger, criador do programa Kids Save Lives, além de conceder distinções e prestar homenagens aos servidores por tempo de serviço. Ao final da solenidade, que aconteceu no auditório do Cidec-sul, os presentes entoaram juntos parabéns à Universidade.
Compuseram a mesa de abertura da Assembleia a reitora Suzane da Rocha Vieira Gonçalves; o vice-reitor, Ednei Primel; a ex-reitora e atual secretária de Município de Educação, Cleuza Maria Sobral Dias; o ex-reitor João Carlos Brahn Cousin; o diretor do Instituto de Ciências Biológicas, Rodrigo Desessards Jardim; a prefeita da cidade do Rio Grande, Darlene Torrada Pereira; e o secretário de Saúde de Santo Antônio da Patrulha, Antonio Fernando.
Honoris Causa
Após declarar a abertura oficial das atividades, a reitora convidou formalmente para tomar o seu lugar à mesa de honra o professor da Universidade de Colônia, na Alemanha, Bernd Walter Böttiger. O médico adentrou o auditório ao lado da sua comissão de honra, formada pela especialista de laboratório e representante da coordenação do Projeto Kids Save Lives na Universidade de São Paulo (USP), Mariangela Macchione; pela médica anestesista e professora adjunta da Universidade Federal da Bahia – e coordenadora do projeto Kids Save Lives na Bahia -, Liana Azi; pela fisioterapeuta e professora adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da FURG (ICB) e coordenadora do projeto Kids Save Lives na Universidade, Priscila Aikawa; e pelo médico cardiologista e professor associado da Faculdade de Medicina da FURG (Famed), também coordenador do projeto na instituição.
Internacionalmente reconhecido como uma das maiores referências científicas na área de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e cuidados hospitalares pós-ressuscitação, o professor Bernd é médico anestesiologista, professor catedrático e chefe do Departamento de Anestesiologia e Terapia Intensiva Pós-Operatória da Universidade de Colônia, na Alemanha. Atuou como presidente do Conselho Europeu de Ressuscitação e como diretor do Comitê de Ciência e Pesquisa da mesma instituição, contribuindo de forma significativa para o avanço técnico-científico da área em âmbito global.
Com uma carreira marcada pela intensa produção acadêmico-científica, é considerado um dos principais nomes na promoção do Suporte Básico de Vida (BLS), tendo liderado iniciativas educacionais em saúde voltadas, especialmente, à formação de crianças a partir de quatro anos de idade, com proposta de inserir os primeiros socorros como parte da formação escolar básica.
Nessa história, Bernd se consolida como o mentor do programa Kids Save Lives Brasil, responsável pelo treinamento em BLS de milhares de crianças, adolescentes e adultos em todo o país. Ao longo de sua carreira, o professor Böttiger foi agraciado com diversas premiações nacionais e internacionais, incluindo a condução da campanha de treinamento simultâneo em RCP com o maior número de países envolvidos, registrada como recorde mundial no Guinness Book, em 2016. Seu trabalho representa uma síntese entre ciência, compromisso social e impacto global.
“Há 10 anos encontrei pela primeira vez alguns colegas do Brasil que estavam participando do Congresso da Sociedade Europeia de Anestesiologia e Cuidados Intensivos, oportunidade em que fiz uma apresentação sobre nossas atividades no treinamento de crianças em idade escolar em ressuscitação, que chamamos de Kids Save Lives. E por que esse projeto é tão importante?
Porque a parada cardíaca súbita fora do hospital é a terceira principal causa de morte no mundo, com números quase iguais a todas as mortes por câncer, e as taxas de sobrevivência após uma parada cardíaca são atualmente bem inferiores a 10%.
Nesta condição, o cérebro começa a morrer de 3 a 5 minutos após a parada, e os serviços médicos de emergência geralmente chegam após esse período. Portanto, a única maneira de melhorar esse cenário é educar os leigos que estão testemunhando uma parada cardíaca sobre como fazer ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Com compressões torácicas imediatas para restabelecer o fluxo sanguíneo e de oxigênio para o cérebro, a maioria dos pacientes com parada cardíaca fora do hospital pode se recuperar totalmente. A única coisa que ajuda o cérebro a sobreviver é o RCP precoce. E é isso que estamos fazendo aqui, educando e preparando crianças e adolescentes para salvar vidas”, discursou Böttiger.
Distinções
Com ineditismo, neste ano, a Assembleia Universitária ganhou um caráter ainda mais importante ao sediar, pela primeira vez na história da FURG, a entrega da distinção de Mérito Acadêmico, concedido ao professor do Instituto de Oceanografia (IO), Osmar Moeller, pelas suas importantes contribuições científicas e acadêmicas para a expansão e consolidação da pesquisa, do ensino, da extensão e da inovação associada à instituição não apenas no território em que se insere, mas também no país e no mundo.
Em 2025, Osmar foi admitido à Academia de Ciências da Rússia - uma das mais prestigiadas academias do mundo; ele é o primeiro brasileiro a conquistar esse feito.
Graduado em Oceanologia pela própria FURG em 1975, mestre em Oceanografia pela Universidade de Southampton, do Reino Unido, em 1982, e doutor em Oceanologia pela Université Bordeaux, da França, 1996, Osmar ingressou na docência da FURG no ano de 1994, na área de Oceanografia física. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira acadêmica reconhecida pela solidez científica, pela liderança na área, pela formação de recursos humanos e pela consolidação da pesquisa embarcada como uma das marcas institucionais da nossa Universidade.
Na gestão universitária, foi chefe do Departamento de Física, vice-diretor e diretor do IO; também coordenou o Programa de Pós-graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica (PPGO) no período em que o curso foi elevado ao nível de doutorado, contribuindo diretamente para sua consolidação como referência nacional nas ciências do mar.
Entre os marcos de sua trajetória, destaca-se a cooperação científica de mais de três décadas com o Instituto de Oceanologia Shirshov, vinculado à Academia Russa de Ciências (ARC). O reconhecimento por sua atuação resultou em sua indicação para integrar a própria Academia Russa de Ciências, uma das instituições científicas mais tradicionais e prestigiadas do mundo.
“É uma honra enorme receber essa distinção, pois ela vem da minha Universidade, da minha casa. Desde que ingressei aqui, como estudante, são 53 anos de estudo, trabalho e convívio com pessoas que são muito importantes para mim, devo muito a elas e aqui só quero agradecê-las.
Quero manifestar a admiração que tenho por todos os tripulantes das embarcações da FURG. Eles são fundamentais para o nosso trabalho, num ambiente limitado, num meio muitas vezes hostil, a camaradagem, a competência, a solidariedade e o bom humor são requisitos importantes e temos isso de sobra nessas pessoas. A todos eles, a minha homenagem e o meu agradecimento por todos ensinamentos e pela atenção que sempre recebi a bordo”, discursou o professor.
Em seguida, foram concedidas as distinções de Mérito Universitário, aos professores Luiz Antônio Pinto e Ana Baisch; e ao servidor aposentado Jorge Bastos. Tal homenagem é concedida para pessoas que tenham contribuído com ações ou trabalhos que impulsionaram o crescimento e o desenvolvimento da Universidade.
De acordo com a reitora, a entrega dessas distinções é, acima de tudo, um reconhecimento ao compromisso, à dedicação e ao amor que esses servidores demonstram pela FURG ao longo de suas trajetórias. “São pessoas que representam, de forma exemplar, o verdadeiro sentimento de pertencimento à nossa Universidade. Suas histórias inspiram a todos nós e reforçam a importância das boas práticas no serviço público, contribuindo para a construção de uma instituição mais humana, ética e comprometida com a sociedade. Celebrar esses servidores é também reafirmar os valores que queremos cultivar e multiplicar dentro da FURG”, declarou Suzane.
Em nome dos três homenageados, a professora Ana realizou um emocionado discurso que destaca a trajetória de entrega e dedicação dos três profissionais.
“Estou aqui, ao lado dos meus colegas, para representar todos aqueles que contribuíram com ações e trabalhos que impulsionaram o crescimento da Universidade. Vejam como são fortes essas palavras e a responsabilidade com que elas se revestem. Somos velhos conhecidos, nós três, fizemos parte de uma geração que ingressou na docência como auxiliar de ensino, Pinto e eu; e muito antes de ser reconhecido como Jorginho dos conselhos, trabalhamos juntos da superintendência de Pesquisa nos anos 90. Um sentimento que nos une nesse momento é o de pertencimento a FURG, pequena como uma família acolhedora - que nos cuida e ampara - e grande, como uma instituição que vem se projetando no cenário nacional e internacional. Fazer parte dessa jornada de sucesso é um privilégio”, destacou a professora em sua fala.
Mérito Institucional
Considerando o Regimento Geral da FURG, a distinção de Mérito Institucional é uma homenagem concedida pela Universidade para entidades, organismos ou instituições que sejam parceiras e apoiadoras da Universidade, ou que se destaquem por sua atuação em prol do desenvolvimento da educação, da ciência, das artes, da redução das desigualdades sociais, da preservação do meio ambiente e da cultura em geral. Nesta edição, a Universidade encaminhou a entrega da distinção para o 3º Batalhão de Bombeiro Militar RS e para a Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande (Faurg).
“Os bombeiros, com sua atuação incansável e heroica durante os eventos extremos que afetaram o nosso Estado, foram fundamentais para a proteção da vida e da dignidade das pessoas em momentos de extrema vulnerabilidade. Já a Faurg tem sido uma parceira estratégica e indispensável, garantindo apoio técnico e operacional que permite à Universidade ampliar seu alcance e sua capacidade de resposta diante de tantos desafios”, ressaltou a reitora na ocasião do convite formal às entidades.
“É um privilégio estar no ambiente universitário, onde se produz o saber, unindo os notáveis conhecimentos com as nossas ações práticas cotidianas. Essa homenagem é para o corpo de bombeiros, mas também para toda sociedade, que durante a maior tragédia do Estado, diante de uma grande dificuldade, mostrou que o povo gaúcho é maior que qualquer tragédia, e que juntos somos todos bombeiros militares, somos resilientes e capazes de superar qualquer adversidade”, afirmou o coronel Julimar Fortes Pinheiro, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.
Criado em 1º de março de 1895, inicialmente sob a denominação de Companhia de Bombeiros de Porto Alegre, o CBMRS é uma corporação de natureza militar, tendo missão primordial a execução de atividades de prevenção e combate a incêndios, busca, salvamento e ações de defesa civil. A relação do CBMRS com a FURG é uma parceria de longa data e se caracteriza por uma colaboração institucional contínua, pautada na promoção de ações conjuntas voltadas à prevenção de riscos, gestão de emergências, formação, capacitação e desenvolvimento de atividades educativas para a comunidade.
Em sua fala, a diretora da Faurg, Danúbia Espindola, comentou sobre a importante atuação da fundação de apoio, promovendo o suporte necessário para o desenvolvimento da Universidade em diferentes frentes institucionais.
“Enquanto a FURG comemora os seus 56 anos, a Faurg comemora os seus 26. Nessa história, foram mais de mil e duzentos projetos executados, impactando positivamente a nossa sociedade. O mérito da fundação é resultado da excelência na pesquisa, ensino, extensão, inovação e cultura da nossa Universidade. Atualmente temos 240 projetos em andamento e cerca de 730 bolsas pagas mensalmente. Mas a Faurg não é só números, é feita de pessoas. E essas pessoas interagem com outras pessoas, gestores institucionais, coordenadores, diretores de unidades, pesquisadores, pessoas de excelência humana e técnica incalculáveis; pessoas que vibram as conquistas da FURG e vivem intensamente cada momento dessa jornada”, completou Danúbia.
Pronunciamento da reitora
Em seguida, Suzane tomou seu lugar no púlpito para fazer o seu pronunciamento, destacando momentos da história da Universidade, reforçando a importância dos servidores e instituições agraciados com as distinções concedidas e, também, ressaltou a importância de manter viva a chama do pertencimento, que une toda a comunidade universitária da FURG.
“Hoje celebramos com orgulho os 56 anos de história da nossa Universidade, uma trajetória marcada por desafios, conquistas e sobretudo pelo compromisso com uma educação gratuita, inclusiva e de qualidade. É também nesta data que celebramos o aniversário do Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos, o Cenpre, que completa 36 anos; e do curso de enfermagem, que completa 50 anos”, iniciou a reitora.
“Nascemos de um sonho, do desejo de um território que entendia e ainda entende a importância do ensino superior, que além de formar profissionais qualificados, promove cultura e produz conhecimentos que impactam a vida na sociedade. Nossa vocação institucional é voltada para o ecossistema costeiro e oceânico, com isso, temos um trabalho comprometido e integrado que visa compreender e analisar as manifestações naturais, sociais, culturais e históricas junto ao ambiente em que estamos inseridos. Somos chamados pelo Estado e por diferentes instituições para assessorar e encontrar soluções por meio do conhecimento que produzimos. Temos profissionais e egressos mundo afora, e por isso digo que a FURG é muito mais do que seus muros e prédios, a FURG é feita de pessoas, somos todos nós, que passam e passaram por aqui, construindo cotidianamente essa instituição” acrescenta Suzane.
Em seguida, reitora e vice-reitor ocuparam seus lugares à frente do palco para entregar em mãos homenagens aos servidores por tempo de serviço que, em 2025, completaram 50, 45, 40, 35, 30 e 25 anos de trabalho na Universidade. Por fim, antes de encerrar a solenidade, os presentes cantaram juntos parabéns à FURG.
A galeria de fotos completa da cerimônia pode ser acessada clicando aqui.