INOVAÇÃO

Diretoria da Corsan visita a FURG e reafirma parceria com a universidade

Diretores se reuniram no gabinete da reitoria e visitaram o Parque Tecnológico

Photograph: Fernanda Cadaval

Na manhã de quarta-feira, 29, a reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias, o vice-reitor Danilo Giroldo e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Eduardo Secchi receberam a visita de representantes da diretoria da Corsan. A comitiva formada pelo diretor comercial, de inovação e relacionamento Jean Carlo Flores Bordin, pelo assistente especial Sergio Pereira e do gestor do departamento de inovação tecnológica Jonas Kneip Araújo, realizaram uma visita de cortesia com o objetivo de reafirmar a parceira existente entre a Companhia e a Universidade através dos diversos convênios já existentes e também pela contratação da Augen Engenharia e Inovação – uma das empresas participantes da incubadora de empresas da FURG, INNOVATIO, e instalada no Oceantec, Parque Tecnológico da FURG.

Jean Bordin mencionou na ocasião que a intenção é fortalecer e consolidar cada vez mais essa parceira entre a Companhia e a FURG, pois segundo ele, a empresa vem apostando nos frutos gerados pelo trabalho na área da inovação e empreendedorismo. “Estamos muito felizes com os resultados alcançados com a Augen e a FURG vem nos mostrando que se diferencia em seu potencial. Atualmente a universidade é a nossa principal parceira. FURG e Corsan são grandes marcas, que juntas estão conseguindo propagar a inovação”, afirmou Bordin.

Cleuza Dias e Danilo Giroldo ressaltaram os avanços que a FURG vem realizando nos últimos anos na área da inovação tecnológica, educação empreendedora e sustentabilidade. E afirmaram que consolidar a inovação dentro da academia é um compromisso da gestão. “Estamos construindo nosso processo de inovação já algum tempo, embora meio tardio se comparado a outras universidades. Mas crescemos junto com o amadurecimento do Estado e do país nessas questões, então hoje temos uma visão bem consolidada sobre esse assunto, como por exemplo, a aprovação no final de 2019 da Política de Inovação e Tecnociência Solidária . Estamos maduros e bem posicionados com relação a isso e agora está na hora de colhermos os frutos desse trabalho”, apontou o vice-reitor.

Bordin e Sergio Pereira afirmaram que a intenção da Companhia é servir de acelerador das startup´s, aprofundar a parceira com as universidades e ser referência de inovação e na prestação de serviços no Rio Grande do Sul. “Queremos ser referência na gestão de inovação, mas para isso é preciso estabelecer parcerias com o setor público e privado para trazer as soluções necessárias. E a academia dentro desse processo trás o aporte fundamental, onde é a sociedade quem ganha com essa união de esforços”.

Após se reunirem no gabinete da reitoria, a comitiva foi visitar as instalações do Oceantec – Parque Científico e Tecnológico da FURG. Na ocasião, o diretor do Oceantec Artur Gibbon apresentou a estrutura do Parque, as empresas incubadas, o APL Marítimo e as futuras instalações de dois novos centros de inovação, o iTEC e o Biotecnologia Marinha . E colocou toda a capacidade do Oceantec e da FURG a disposição da Corsan. “As ideias apresentada por vocês são de grande interesse para o setor da inovação e do empreendedorismo. Assim, coloco a disposição toda nossa estrutura para que seja possível dar vazão a elas. No processo de inovação quanto mais pessoas forem agregadas a esse processo melhor ele fica”, afirmou Gibbon.

“Precisamos expandir e descentralizar nossos projetos. Somos cerca de cinco mil funcionários e estamos presentes em 400 municípios. Então, precisamos usufruir da parceira para que através desta capacidade aqui apresentada possamos atingir nossos objetivos e envolver cada vez mais pessoas”, comentou o assistente especial da Companhia Sergio Pereira.

O vice-reitor encerrou dizendo que todo esse caminho, processos e resultados de parcerias só é possível pela educação. “A educação é a porta de entrada para que tudo isso aconteça. Se hoje temos resultados excelentes na nossa área de inovação e empreendedorismo é porque temos uma equipe de trabalho muito qualificada e que está preparada para atender as demandas da sociedade e os anseios com que chegam nossos alunos. Os estudantes chegam aqui cheios de sonhos e nós precisamos dar conta disso”, enfatizou Giroldo.

 

 

Gallery

Diretores da Corsan reafirmaram importância da parceira com a FURG

Fernanda Cadaval