Na última segunda-feira, 1º, o diretor do Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP), professor Antônio Valente foi recebido pelo prefeito Rodrigo Massulo para discutir pautas estratégicas relacionadas ao fortalecimento da universidade no município.
Durante o encontro, foram debatidas questões relevantes, como a nova crise orçamentária enfrentada pelas universidades públicas e iniciativas conjuntas para a expansão do ensino superior gratuito e de qualidade na região.
Entre as demandas apresentadas, Valente destacou a moção encaminhada à Prefeitura, solicitando a implementação de transporte coletivo urbano que conecte as duas unidades do campus – a Unidade Cidade Alta (UCA) e a Unidade Bom Princípio (UBP). O prefeito explicou que um edital já havia sido lançado anteriormente com esse objetivo, mas não houve empresas interessadas. Mas, informou que um novo edital deverá ser publicado em breve para suprir essa necessidade.
Outro ponto importante da pauta foi a pavimentação da Rua Francisco Borges de Lima, via de acesso à Unidade Bom Princípio. Rodrigo Massulo confirmou que os recursos para a obra já foram garantidos por meio de emenda parlamentar e a previsão é de que os trabalhos sejam realizados no próximo ano. Na ocasião, o diretor do campus sugeriu que o projeto inclua uma faixa para ciclovia, pintada no asfalto, levando em conta as características planas do terreno e os benefícios que isso traria à mobilidade de estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados.
Valente também falou da necessidade de reposição da parada de ônibus na Rua Santo Antônio, utilizada por estudantes e servidores que aguardam o transporte fretado pela universidade. O prefeito, por sua vez, realizou os contatos necessários para viabilizar a reinstalação do abrigo.
A reunião ainda abordou temas de médio e longo prazo, como a agenda da reitora da FURG, professora Suzana Gonçalves, com o prefeito no próximo dia 8 de julho; os estudos para uma eventual expansão física do campus na região metropolitana de Porto Alegre e as tratativas para a criação do curso de Medicina em Santo Antônio da Patrulha.
Outros assuntos discutidos foram a utilização dos espaços da antiga escola Barão do Cahy, hoje ocupados pela Unidade Cidade Alta do campus FURG e pelo Polo Universitário Santo Antônio, além da possibilidade de construção de um pórtico de entrada para a Unidade Bom Princípio, com recursos de emendas parlamentares.