COMUNIDADE ACADÊMICA

Dia do Estudante na FURG é celebrado nesta quinta-feira, 11

Atividade Trilhas Multiculturais compõe programação alusiva à data comemorativa

 Nesta quinta-feira, 11, é celebrado o Dia do Estudante no Brasil. Na FURG, a comemoração integra as festividades do mês de agosto; data que representa a força do trabalho da universidade, que se move cotidianamente pelo desafio de oferecer à comunidade acadêmica - além de uma profissão - uma experiência de cidadania, envolvendo o aprender, ensinar, partilhar, inventar, inovar e transformar.

Para o reitor Danilo Giroldo, o Dia do Estudante é um importante momento de reflexão acerca do papel do estudante na sociedade, em especial o estudante universitário, como importante ativo para o desenvolvimento de um país, com base na socialização do conhecimento. “Neste dia celebramos o papel do estudante frente a sociedade em um momento de reafirmar sua importância na construção do futuro de uma nação. Para um país marcado profundamente por injustiças sociais como o Brasil, torna-se essencial valorizar o estudante universitário e compreendê-lo como um ativo fundamental para o desenvolvimento social dos territórios que compõem o nosso país, a partir da construção e socialização de conhecimentos.”, apontou o gestor.

Trilha Multicultural

Ainda nesta quinta acontece a sétima edição do evento Trilha Multicultural, no campus Carreiros – entre o pavilhão 4 e o RU -, com uma programação envolvendo expoentes artísticos, rodas de conversa e atividades permanentes. A iniciativa compõe as comemorações do Dia do Estudante e do 53º aniversário da FURG.

Em São Lourenço do Sul, as atividades foram realizadas na última terça-feira, 9; e em Santa Vitória do Palmar, o evento acontece nesta sexta-feira, 11. Em Santo Antônio da Patrulha a ação está marcada para o dia 17 de agosto; para mais informações acesse os respectivos portais de cada campus.

Confira a programação do campus Carreiros a seguir:

10h – abertura;

10h30 – Leitura da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito;

11h30 – Histórias de Sala de aula, vem pra roda! - Grupo de Pesquisa Tramas Narrativas, coord. Aline Dorneles

13h30 – Histórias de Sala de aula, vem pra roda! - Grupo de Pesquisa Tramas Narrativas, coord. Aline Dorneles;

14h30 – Pintura na Trilha - Grupo de pesquisa Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros promove encontro, coord. Janice Appel e estudantes da Disciplina de Pintura;

16h – Oficina Musical - Núcleo de Extensão em Música, ação Movimento Coral, coord. Silvia Zanatta.

Atividades permanentes: Palco Livre; Projeto de Cultura Percurso Africano - Coopearte e DAC; Sopradores de Poesia, com Lilian Ney; Projeto Z.A.T.A; Projeto Daqui, com Marcelo Gobatto; Tubarões de Mochila, com Maria Cristina Oddone; Micologia em Foco, com Melissa Xavier; Exposição de quadros autorais, com Alanis Caldas; Artesanato, com Déa Silveira; INTECOOP - NUDESE, com Grupo Mulheres Daqui, Grupo Rede de Artesanato e Grupo de Consumo Responsável Armazém de Economia Popular Solidária; e Troca de livros - Projeto Socializando a Leitura, com Mairin Paiva, Adriana Gibon e Artur Vaz.

Site

As demais atividades vinculadas à programação do 53º aniversário da FURG podem ser acompanhadas diretamente pelo site dedicado ao tema, novidade deste ano que veio para unificar a divulgação das ações alusivas à data. Além disso, é possível também fazer um tour pelo tempo para conhecer ou relembrar a história da universidade.

Sobre a comunidade acadêmica na FURG

Com mais de 11 mil estudantes ativamente matriculados em 2022, a FURG tem como sua principal missão a formação de profissionais e cidadãos, e, ao longo dos seus mais de 50 anos de história, graduou mais de 25 mil profissionais nas mais diferentes áreas do conhecimento. Atualmente, existem 9.079 estudantes matriculados em cursos de graduação; desses, 8.927 estão matriculados em cursos presenciais e 152 na modalidade de educação a distância.

Nos cursos de pós-graduação, são 2.121 matriculados entre programas de especialização, mestrado e doutorado. Estes estudantes são também pesquisadores e pesquisadoras da universidade.

O Sisu é a forma de ingresso mais acessada pelos ingressantes, sendo responsável, em 2021, pelo acesso de 75% dos novos estudantes à FURG. Como formas alternativas de ingresso estão os processos seletivos específicos para quilombolas, indígenas e para o curso de Educação do Campo, diplomados, reingressos, mudanças de curso e vagas remanescentes.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.