VULNERABILIDADE

Curso de Psicologia da FURG participa de evento do Unicef nesta quarta, 12

Evento marca passagem do Dia Internacional de Atenção às Crianças em Situação de Rua

A data de 12 de abril marca o Dia Internacional de Atenção às Crianças em Situação de Rua. O registro foi formalmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2017, através do Comitê de Direitos da Criança.

Para marcar esse dia, a Child Abuse & Neglect, uma das mais importantes revistas científicas do mundo sobre crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, irá publicar uma edição especial sobre jovens em situação de rua. O evento de lançamento ocorre em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a International Society for the Prevention of Child Abuse & Neglect (Ispcan) e ocorre nesta quarta-feira, 12, às 11h (horário de Brasília).

Um dos artigos selecionados pela publicação é fruto de um estudo realizado por pesquisadores do curso de Psicologia da FURG - professores Lucas Neiva, Simone Paludo e Lauro Demenech, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, ambos da universidade, com a colaboração de outros pesquisadores e alunos de pós-graduação. A inscrição para assistir ao evento pode ser feita aqui.

"Este é um estudo muito amplo, que investigou diversos aspectos sobre essa população. Foi usada uma abordagem especial de acesso às populações de difícil acesso, chamada Respondent-Driven Sampling (RDS)", explica o professor Lucas Neiva Silva. O estudo foi financiado à época pelo Ministério da Saúde. 

"Realizamos esse estudo e tivemos a alegria de ser aceitos em uma das mais importantes revistas científicas do mundo que investigam e publicam sobre essa temática", segue o professor. "É uma grande alegria levar o nome da FURG para dentro das Nações Unidas e dessas instituições de grande reconhecimento no mundo todo", avalia Silva.

O estudo foi realizado com 307 adolescentes e jovens em situação de rua, nos municípios de Porto Alegre e Rio Grande. O artigo intitula-se “As Cicatrizes da Rua: ideação suicida e tentativa de suicídio entre adolescentes e jovens em situação de rua no sul do Brazil” ("Street scars: Suicide ideation and suicide attempt among street-involved adolescents and youth in southern Brazil"). O material pode ser acessado gratuitamente neste link nos próximos seis meses. 

O Unicef, originalmente chamado de Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas na íntegra, agora oficialmente Fundo das Nações Unidas para a Infância, é uma agência das Nações Unidas responsável por fornecer recursos humanitários e de desenvolvimento para ajudar crianças em todo o mundo.