BIBLIOTECONOMIA

Curso de extensão aborda formação de contadores de histórias

"Brincando com Histórias" tem novo encontro nesta terça-feira, 17, na Biblioteca Rio-grandense

O curso de extensão "Brincando com Histórias: mediação de leitura", promovido pelo Programa Socializando a Leitura em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Biblioteca Rio-grandense e apoio do curso de Biblioteconomia da FURG, é voltado para a formação de contadores e mediadores de histórias.

O curso realiza um encontro nesta terça-feira, 17, às 14h30min, no salão de leitura da Biblioteca Rio-grandense (rua General Osório, 454).

Neste último encontro, a mediação será realizada pela professora Luciana Gepiak, responsável pelo Setor Literatura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que apresentará a oficina "O papel do mediador de leitura".

Diferentes mediadores, como as professoras Fabiane Resende e Adriana Gibbon, ambas do Instituto de Letras e Artes (ILA-FURG), já apresentaram oficinas aos participantes, respectivamente: "Vamos ouvir uma conversa de gatos?" e "Contação de Histórias: praticando" - além da professora Renata Gonçalves, do curso de Biblioteconomia da FURG, que juntamente da bibliotecária Carla Rodrigues, apresentou a oficina "Livro-imagem para ler e brincar".

Os estudantes vinculados ao projeto "Oficina de Contação: a formação de leitores" também foram convidados para encenar e contar duas histórias para os participantes do curso em uma demonstração prática de contação. O convite ocasionou na confluência das duas vertentes do projeto "Oficina de Contação: a formação de leitores": a contação de histórias e a formação de contadores e mediadores de narrativas.

Essa aproximação potencializa o objetivo do projeto: criar entre o leitor e o livro uma relação afetiva, tornando a leitura um exercício prazeroso, aumentando a probabilidade de tornar-se um hábito.

Voltado para professores, bibliotecários, contadores de histórias, estudantes e todo o público interessado na arte da cultura literária, o curso é extensão do objetivo do Programa Socializando a Leitura de promover a leitura e divulgar a literatura para a comunidade.

Encontre mais informações sobre o curso e o Programa Socializando a Leitura nas redes sociais

 

Card