EVENTO ONLINE

Contagem regressiva para a Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Tecnociência Solidária

Ao longo de quatro dias, evento abordará temas distintos alusivos à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A FURG realiza, entre os dias 26 e 29 de outubro, a I Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Tecnociência Solidária. O evento virtual contará com a participação das pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proexc), Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti). As transmissões ao vivo acontecem diariamente a partir das 19h, pelo canal da universidade no YouTube.

A cerimônia de abertura da Semana será no dia 26, com a presença do reitor Danilo Giroldo e dos pró-reitores Eduardo Secchi (Propesp), Danúbia Espíndola (Proiti) e Daniel Prado (Proexc).

A programação acompanha a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sendo dividida em temas distintos. A quarta-feira, 27, será voltada à Tecnociência Solidária. A professora Aline Mendonça apresenta a palestra "A Rede de ITCPs e as Tecnologias Sociais", sob a mediação da professora Liandra Caldasso. Aline é pesquisadora e extensionista da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), coordenadora do Programa de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel, e também compõe a coordenação colegiada da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede ITCPs).

O dia 28 abordará o tema Ciência. As professoras Cristina Russi, do Departamento de Processos Químicos do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Gleyci Moser, da Faculdade de Oceanografia da Uerj, apresentam a palestra "Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e sua importância nas pesquisas científicas". A moderação ficará a cargo do pró-reitor Eduardo Secchi e do Diretor de Pesquisa da Propesp, Leandro Bugoni.

Na noite de encerramento, sexta, 29, a Proiti aborda o tema Tecnologia e Inovação com a palestra "Inovação - a universidade como vetor de desenvolvimento local". Os palestrantes serão Clarissa Stefani Teixeira, professora da Universidade Federal de Santa Catarina e líder do grupo de pesquisa Via Estação Conhecimento, e Luzi Carlos Pinto da Silva Filho, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, secretário Municipal de Inovação de Porto Alegre e coordenador do Pacto Alegre na capital. O diretor do Oceantec - Parque Científico e Tecnológico da FURG, Artur Gibbon, será o mediador na conversa.

Impactos da pesquisa
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi instituída pelo decreto presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O evento conta com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

Após 17 edições, a SNCT tornou-se política de estado, que permite debater, estimular e realizar atividades de popularização da CT&I e desenvolver a cultura científica nas escolas, universidades, comunidades, museus, instituições científico-culturais e locais públicos em todo o Brasil.