APRIMORAMENTO

Concluído um ano de adesão ao Programa de Gestão, Progep realizou avaliação do modelo durante seminário interno

Por meio do debate, iniciativa prevê a melhoria contínua do sistema

Photograph: Brenda Pacheco/Secom

Durante a manhã e a tarde desta última terça-feira, 27, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) trabalhou em expediente interno, em função da realização do seminário próprio de avaliação do Programa de Gestão e Teletrabalho, implementado na unidade administrativa desde dezembro de 2022. A ação teve o intuito de pensar o modelo, ouvindo a equipe sobre questões a respeito do modelo; nos próximos meses, a pró-reitoria passará a realizar o mesmo seminário junto as demais unidades que também aderiram ao programa.

De acordo com a Progep, a ação é importante para ouvir a comunidade administrativa, visto que a implementação deste sistema é recente e acaba por impactar drasticamente na forma de organização do trabalho, além de implicar em uma grande mudança cultural e de gestão de pessoal. “O seminário, da maneira como foi concebido, proporciona um espaço para debater não apenas o desenvolvimento do programa em si, mas também possibilita a proposição de ideias e contribuições para a melhoria contínua, e, também, o ajuste de detalhes que ainda são necessários”, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Camila Estima.

Ainda segundo a gestora, o programa se constitui como um processo em desenvolvimento, e por isso, está em constante aprimoramento. “Poder parar as atividades diárias e refletir sobre o que estamos fazendo e como estamos fazendo é essencial para aprimorar o processo como um todo”, adiciona Camila.

Finalidade

Além de refletir sobre o período de implementação do programa na própria Progep, a atividade também foi um teste geral, visando a avaliação da metodologia de análise, uma vez que, nos próximos meses, este mesmo modelo será levado às unidades administrativas que também aderiram ao Programa de Gestão. “Em todas estas unidades, a Progep irá conduzir a atividade, e por isso, o seminário interno foi ainda mais importante, uma vez que além de avaliar a percepção da pró-reitoria sobre o período de trabalho regido pelo novo sistema, também proporcionou a avaliação da metodologia de análise e coleta de dados”, completa Camila.

Ao fim da aplicação destes seminários individuais, a Progep realizará um grande evento, reunindo todas as unidades que passaram pelo processo de avaliação, para um novo momento de reflexão sobre o Programa de Gestão, em um escopo maior e mais aprofundado.

Métricas e base para o debate

⁠Para organizar o processo avaliativo, a Progep realizou o levantamento de dados a partir da aplicação de questionários estruturados, nos quais foram abordadas temáticas diretamente relacionadas à adesão ao Programa de Gestão, segundo a percepção dos servidores e gestores. Os dados obtidos são compilados e organizados em termos de pontos fortes e pontos de melhoria na visão da unidade e na visão dos gestores.

Apenas após o tratamento destes dados, a unidade deu início ao seminário de avaliação, momento no qual apresentou devolutivas dos resultados obtidos. Com a participação presencial da equipe, em uma roda de conversa e divididos em grupos de trabalho, foram discutidos os pontos de melhoria por temáticas, bem como possíveis soluções internas para os pontos sensíveis identificados.

A coleta de dados e o posterior debate envolvem temas como comunicação, produtividade, autonomia, organização pessoal e gerenciamento do tempo, qualidade de vida, infraestrutura e gestão de equipes.

Por fim, Camila destaca a importância da ação, considerando que a oportunidade é essencial para a melhoria continua do programa. “Gostaria de registrar um agradecimento especial às colegas Juliana Flores e Andressa de Lima, que conduziram de forma brilhante o trabalho”, conclui a pró-reitora.

 

Gallery

Por meio do debate, iniciativa prevê a melhoria contínua do sistema

Brenda Pacheco/Secom