CORTE DE VERBAS

Comitiva reivindica desbloqueio de recursos para universidades e institutos federais em Brasília

Reitora Cleuza Dias reuniu-se com presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

Photograph: Arquivo Pessoal

Uma comitiva de reitores de universidades e institutos federais do Rio Grande do Sul esteve em Brasília nesta quarta-feira, 22, em reuniões com a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A agenda – para tratar dos cortes das verbas destinadas às instituições - foi organizada através de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa Augusto Lara (PTB), com intermediação do deputado Estadual Edegar Pretto (PT).

Nas duas reuniões, os representantes das universidades e institutos federais apresentaram as preocupações em relação ao bloqueio de 30% no orçamento, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no final do mês de abril.  A reitora Cleuza Dias fez parte da comissão que apresentou a situação das universidades do Rio Grande do Sul aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP). 

“Relatamos que o orçamento já não era suficiente, antes mesmo deste corte. Além disso registramos que o bloqueio impossibilita o desenvolvimento qualificado das atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades a partir do segundo semestre”, enfatizou a reitora Cleuza Dias.

De acordo com a reitora, a comitiva reforçou a importância de o Congresso Nacional defender o orçamento aprovado para as instituições, assim como a própria autonomia das universidades. “As duas reuniões foram muito positivas, já que a comitiva do Rio Grande do Sul foi recebida pelos presidentes destas duas importantes casas. Tivemos indicações de apoio de ambas para a liberação de recursos que atendam as demandas das instituições”, concluiu.

Também estiveram presentes nas agendas os senadores gaúchos Paulo Paim (PT) e Lasier Martins (PODE).

 

Andifes

Na terça-feira, 21, a reitora Cleuza Dias participou de encontro do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), onde foi discutido o contexto financeiro das universidades com a participação do secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. 

 

 

Gallery

Reitora Cleuza Dias reuniu-se com presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

Arquivo Pessoal