Nesta última terça-feira, 17, uma comitiva da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), da Universidad de La Republica (Udelar) e da Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), visitou as instalações do campus Carreiros da FURG e participou de algumas reuniões para estreitar os laços entre as instituições e apresentar novas possibilidades de cooperação internacional. Ainda durante a oportunidade, o coordenador de Relações Internacionais da AUGM, Fernando Sosa, realizou uma apresentação aos diretores de unidades acadêmicas e administrativas sobre as potencialidades da rede.
De acordo com o secretário de Relações Internacionais da FURG, Dariano Krummenauer, a visita da comitiva é muito importante para a Universidade, e também, mostra a importância que a FURG tem junto à AUGM. “A nossa posição estratégica de estar localizada próximo à fronteira do Uruguai e também por sermos uma instituição com uma missão voltada para o mar e com foco em sustentabilidade, faz com que tenhamos uma função-chave dentro da Associação”, explica o professor
Sobre a agenda
Na intenção de dar sequência nas tratativas estabelecidas durante um encontro realizado em Rocha, no mês de abril - proposta pela Rede Bioma Pampa – a Comitiva da Udelar chegou ao campus Carreiros na primeira hora da manhã para uma extensa agenda de visitações e reuniões. Na ocasião anterior, universidades situadas na região da fronteira entre Brasil e Uruguai debateram sobre formações binacionais e estratégias para potencializar a região de Rocha por meio de acordos de cooperação de pesquisa.
“A ideia é que o Uruguai construa um centro de tecnologia, e, portanto, essa comitiva veio conhecer as nossas instalações e iniciativas de fomento à inovação, tecnologia e pesquisa”, completa Dariano.
Ao longo do dia, a comitiva conheceu o campus e visitou instalações como o Armazém E-coo; a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio); o Parque Científico e Tecnológico (Oceantec); e a Estação Marinha de Aquacultura (EMA). Segundo o vice-reitor, Ednei Primel, é importante também ressaltar a importância das questões relacionadas à economia azul, assim como as questões voltadas à agricultura e à educação ambiental, potencialidades apoiadas e fomentadas pela FURG e presentes na região.
“A FURG tem muitas cooperações com a Udelar; essa proximidade regional pode potencializar ações coletivas muito potentes no desenvolvimento da cooperação. São nessas questões relacionadas à área ambiental, em que atuamos de forma bastante intensa assim como as universidades uruguaias, que podemos somar esforços em termos de equipamentos, de infraestrutura de laboratórios e de pessoal técnico capacitado para integrar cooperações que possam gerar formação de alunos de graduação, mestrado e doutorado, mas também, fomentar o desenvolvimento da região como um todo”, aponta o vice-reitor.
Para a reitora, Suzane Gonçalves, a visita da comitiva representa não apenas as possibilidades para a FURG, mas ressalta o papel estratégico da Universidade enquanto referência em tecnologia, pesquisa e inovação na região sul do continente latino-americano. “O interesse demonstrado pelas nossas instalações de base tecnológica, fruto de um investimento institucional contínuo e de uma política de inovação consolidada, reflete o reconhecimento internacional da nossa capacidade instalada”, comenta a gestora.
Curso tecnólogo bilateral
Ao final da agenda, a comitiva entregou à reitora uma proposta de criação de um curso tecnólogo bilateral, envolvendo duas instituições uruguaias: Udelar e UTU, para que, em conjunto com a FURG, possam ser viabilizadas novas frentes de colaboração e projetos conjuntos, mobilidade de pesquisadores e estudantes, além de intercâmbios tecnológicos. “Agora vamos iniciar um processo de avaliação dessa possibilidade, assim como, por meio dessa ação conjunta, formas de fortalecer e reforçar o campus de Santa Vitória do Palmar, que está situado muito próximo à divisa entre Brasil e Uruguai”, comenta o secretário de Relações Internacionais.