Nesta sexta-feira, 4, o Comitê de Eventos Extremos da FURG e o Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos Extremos (Ciex), divulgaram o quarto boletim de análise e prognósticos sobre o comportamento dos níveis na Lagoa dos Patos. Neste documento, que compreende informações para o período de 4 a 8 de julho, a novidade é os dados para São José do Norte, após a reinstalação do linígrafo na cidade. Para acompanhar em tempo real a variação do nível nas estações da Rede de Monitoramento do Nível da Lagoa dos Patos, clique aqui.
Previsão do comportamento
Por meio de quatro gráficos, o boletim apresenta a previsão do comportamento do nível da Lagoa dos Patos para o período observado. Em São Lourenço do Sul, a previsão indicou a possibilidade de um pico na manhã desta sexta-feira, 4, na ordem de 1,66, com variação de 0,12 m para mais ou para menos, em razão da prevalência de ventos do quadrante norte (N), com posterior tendência de diminuição dos níveis durante os demais dias monitorados.
A partir da manhã de sábado, 5, os níveis deverão permanecer abaixo da cota de inundação (1,48 m), considerando como referência a Praia das Nereidas, embora por volta das 12h dos dias 6 e 7, o nível volte a subir, porém, mantendo-se ainda assim abaixo da referência.
Em Pelotas, a previsão segue o mesmo padrão, indicando a possibilidade de um pico na manhã desta sexta-feira, 4, na ordem de 1,73 m, com variação de 0,12 m para mais ou para menos, seguido pela tendência de diminuição dos níveis durante os demais dias da previsão, quando os ventos serão predominantemente de Leste (E) e Nordeste (NE), favorecendo os fluxos de vazante da Lagoa dos Patos.
Para a cidade do Rio Grande, a previsão indica níveis com tendência de estabilidade ao do longo período, mantendo-se predominantemente abaixo da cota de inundação (0,80 m no cais do CCMar). Os ventos durante os dias observados serão predominantemente de Leste (E) e Nordeste (NE), favorecendo os fluxos de vazante do estuário da Lagoa dos Patos em direção à costa.
Para a cidade de São José do Norte, a previsão indica níveis com tendência de estabilidade ao longo do período, mantendo-se abaixo da cota de inundação (1,08 m). Os ventos para os dias observados serão predominantemente de Leste (E) e Nordeste (NE), favorecendo os fluxos de vazante do estuário da Lagoa dos Patos em direção à costa.
“Com a diminuição dos níveis no Guaíba, a tendência é que os níveis nas quatro cidades monitoradas voltem à normalidade ao longo da próxima semana”, explica a professora Elisa Fernandes, coordenadora do Ciex.
Confira o boletim na íntegra a seguir.