A Secretaria de Integridade, Transparência e Controle Social (SITC), retomando os trabalhos do Comitê de Gestão da Integridade (CGI), em especial, a elaboração da terceira edição do Plano de Integridade da FURG, realizou a primeira reunião na última quarta-feira, 23, na sala de reuniões da Proplad. De caráter consultivo, o CGI, presidido pela Secretária de Integridade, Transparência e Controle Social, tem dentre outras atribuições assessorar na elaboração e implementação do Plano de Integridade da FURG, conforme prevê o Regimento Interno da SITC. Designada pela Portaria nº 912/2025 , sua composição hoje conta com representantes das Instâncias de Integridade da Universidade e do Gabinete da Reitora.
Sobre as outras edições do Planos de Integridade da FURG, disponíveis no site da Universidade, a primeira edição buscou demonstrar as ações já implementadas ou em desenvolvimento, bem como propor novas ações, pautando-se no fortalecimento das áreas de integridade da FURG, além da prevenção e mitigação de vulnerabilidades. A segunda edição apresentou os resultados obtidos e propôs outras ações, baseadas em diagnósticos, relatórios e pesquisas sobre integridade, contextos e cenários, identificação e avaliação de riscos, com vistas à melhoria de processos e sistemas internos.
Segundo a secretária de Integridade, Transparência e Controle Social, Karina Molina, a reunião foi bastante potente, considerando a autoavaliação em integridade pública, recentemente realizada pela SITC, com o apoio do CGI, a partir do Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP), conjunto de diretrizes e orientações encaminhadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), voltadas a uma gestão da integridade robusta e efetiva. "O preenchimento desse autodiagnóstico evidenciou alguns riscos à integridade, identificando-se já nessa primeira reunião possíveis ações que integrarão à terceira edição do Plano", segundo a secretária.