EVENTO EXTREMO

Comitê de Eventos Extremos divulga 21º Boletim de Acompanhamento

De acordo com os resultados do novo estudo, cenário continua positivo e previsão de encerramento permanece

Na tarde desta segunda-feira, 10, o Comitê de Eventos Extremos da FURG publicou mais uma atualização do Boletim de Acompanhamento do Fenômeno Climático. Nesta 21ª edição, o grupo apresenta os resultados da sexta simulação da previsão do comportamento do estuário, com gráficos para Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul, compreendendo o período de 9 a 15 de junho. De acordo com os resultados, o cenário permanece positivo e a passagem do evento extremo deve se encerrar conforme disposto na última publicação do relatório.

Estimativas do Nível da Lagoa dos Patos 

Nesta nova previsão do nível para Rio Grande, foi possível observar que, dentro do período projetado, as cotas de inundação atingirão um pico máximo de 10cm acima do cais do CCMar, próximo ao Rincão da Cebola, na manhã do dia 12 de junho. Posteriormente, espera-se uma diminuição do nível de inundação até o próximo sábado, 15. 

Para São José do Norte, a previsão atualizada indica níveis máximos do estuário em torno de 2m na manhã do dia 12 de junho. Os dados também apontam que os níveis sofrerão uma redução de cerca de 60cm ao longo do período entre 10 e 15 de junho.

Em Pelotas, os níveis máximos esperados superam a marca de 2,10m, cenário que deve se apresentar ainda na madrugada desta quarta-feira, 12. Em seguida, os níveis terão uma redução de 70cm até o próximo sábado, 15.

Para São Lourenço do Sul, a previsão indica níveis máximos em torno de 2m, esperado para a madrugada do dia 12 de junho. O estudo também indica que os níveis terão uma redução de cerca de 60cm ao longo do período entre 12 e 15 de junho.

Confira o Boletim na íntegra a seguir.

Boletim 21 - Comitê de Eventos Extremos

Boletim 21 Atualizado - 11 de junho