AVALIAÇÃO

Comissão Própria de Avaliação celebra 20 anos

Primeiro presidente falou sobre as experiências iniciais das atividades

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do RIo Grande (FURG) está completando 20 anos de atividades, desde a sua primeira reunião, neste 2025. A data foi destacada durante a reunião ordinária da última segunda-feira, 26. Durante o encontro, o primeiro presidente da CPA, prof. Humberto C. Piccoli, foi convidado para falar sobre as vivências do início das atividades.

A primeira CPA da FURG foi instalada em 2 de maio de 2005 com a posse dos membros, na presença do reitor João Carlos B. Cousin. A eleição do primeiro presidente ocorreu na reunião de junho. Piccoli lembrou que a lei para implantação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) havia sido promulgada há pouco tempo e havia muitas dúvidas em todas universidades brasileiras sobre como atender às prerrogativas da lei.

Outra preocupação era atender às normatizações do MEC sobre a construção do processo autoavaliativo. "Vendo tudo que foi feito pela FURG ao longo desse período, compreendo como foi importante, naquela época, decidir por criar também a Secretaria de Avaliação Institucional, atualmente denominada de Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) para apoiar e executar as decisões da CPA, e a mesma ter suas atividades realizadas em parceria com a Diretoria de Planejamento. Essa situação permitiu que os resultados dos processos autoavaliativos fossem mais facilmente incorporados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)", considera.

A atual coordenadora de Avaliação Institucional, a técnica administrativa Elisangela F. da Silva, fez um agradecimento especial à equipe da Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), citou os avanços nos processos, bem como o comprometimento dos membros da CPA, das CIAPs e de todos que contribuem com a avaliação e planejamento na FURG. Em especial, comentou sobre a ampliação da equipe da coordenação com a incorporação de um cargo de Estatístico para o tratamento dos dados gerados pelas avaliações. "Uma necessidade que há muito tempo a CPA buscava resolver e que qualificou muito os trabalhos da comissão", destaca.

Todo avanço nas atividades da CPA e os resultados das pesquisas autoavaliativas podem ser visualizados na página eletrônica da avaliação institucional.

Estiveram presentes na reunião, o vice-reitor, prof. Ednei Primel, a pró-reitora de Planejamento e Administração, Elenise Rickes, a presidente da CPA, prof.ª Jaqueline Buffon, a presidente-substituta, prof.ª Mairim Piva e a equipe da Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), além dos demais membros da comissão e convidados.

 

 

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Data foi lembrada durante reunião ordinária

Acervo CPA/FURG