METEOROLOGIA  

Com ventos intensos e chuva persistente, FURG informa sobre situação meteorológica e expediente

Comitê de Eventos Extremos divulgou prognósticos para esta quarta, 28, e quinta, 29

A FURG, por meio do seu Comitê de Eventos Extremos, divulga informações sobre o cenário meteorológico que atinge o Estado do Rio Grande do Sul nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29. O informativo se baseia nos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para a região, que estipulam condições climáticas adversas para as próximas horas.

Considerando o bem-estar da comunidade acadêmica, o Gabinete da Reitoria emitiu uma portaria que regulamenta o expediente nos campi de Santo Antônio da Patrulha e Rio Grande, municípios que devem ser atingidos com mais intensidade pelas chuvas e ventos. Em FURG-SAP, as aulas serão suspensas no turno noturno desta quarta, 28, e na manhã desta quinta-feira, 29. Em Rio Grande, as atividades estão suspensas apenas no turno noturno desta quarta, 28.

Detalhes sobre o cenário

Na manhã de hoje, 28, o INMET emitiu um alerta de perigo devido à significativa queda de temperatura na Região Sul do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul. As temperaturas terão um declínio acentuado, de mais de 5°C, até o amanhecer de amanhã, 29.

Além disso, o alerta destaca preocupação com chuvas intensas previstas para toda a região de atuação da FURG, com especial atenção para Santo Antônio da Patrulha. O município deve enfrentar chuvas fortes, variando entre 30 e 60 mm/h, e ventos intensos de 80 a 100 km/h, de acordo com o meteorologista do Comitê de Eventos Extremos da FURG, Ricardo Gotuzzo, a situação é consideravelmente crítica.

“Os demais campi — Rio Grande e São Lourenço do Sul — estão sob um alerta de perigo potencial para chuva persistente a partir de hoje, 28, até a manhã de quinta-feira, 29, com ocorrência de precipitação de intensidade moderada, com acumulados de até 60 mm/dia, o que pode ocasionar transtornos”, completa Ricardo.

Em particular, para o campus de Rio Grande, há um alerta especial para ventos costeiros que podem causar adversidades. A última medida da estação meteorológica INMET/FURG, registrada logo antes da publicação deste texto, indicou ventos médios de 27 km/h, com rajadas de 53 km/h. “O período mais crítico deve acontecer entre a tarde desta quarta-feira, 28, até a madrugada desta quinta, com rajadas de até 90 km/h”, explica Gotuzzo.

O Comitê de Eventos Extremos recomenda replanejar todas as atividades ao ar livre e adotar precauções para minimizar os impactos nos deslocamentos e na infraestrutura. Além disso, é essencial que a comunidade acadêmica esteja atenta às atualizações e siga as orientações de segurança emitidas pelos órgãos competentes.

Portaria