ACOLHIDA CIDADÃ

Coletivo de Estudantes Africanos realiza atividade nesta segunda, 31

Em um momento de troca e partilha, Vivências Sobre a África na FURG irá discutir a filosofia Ubuntu

O Coletivo de Estudantes Africanos na FURG e a Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) realizam nesta segunda-feira, 31, o evento Vivências Sobre a África na FURG. Conforme os realizadores, trata-se de um momento de troca e de partilha sobre o continente africano e a filosofia Ubuntu. A atividade acontece a partir das 14h, na Sala Estuário do Cidec-Sul, e integra a programação da Acolhida Cidadã 2025.

A contação de estórias e histórias no continente acontece normalmente com crianças, jovens ou adultos - à volta da fogueira em forma de círculo ou ao lado da árvore do Imbondeiro, “Baobá” no Brasil - para aprenderem sobre a sua cultura, tradições, hábitos e costumes e vida em comunidade como partilha do conhecimento por meio da tradição oral.

Assim, será proposta a ideia da dinâmica, um momento de troca e de partilha sobre a filosofia Ubuntu, onde os participantes vão trabalhar em forma de círculo para apresentar as perspectivas da filosofia africana em vários aspectos da sociedade e seu modo de vida, além de compartilhar experiências vividas e trocar outras vivências com os estudantes envolvidos. A ideia é conhecerem a realidade da cultura africana mais de perto, para que tenham outros olhares sobre o continente e enxerguem novos campos para além daquele que foi minado pela mídia e as grandes potências.