QUALIFICAÇÃO

Colaboradores do Hospital Universitário são capacitados em Excel

21 profissionais já foram capacitados e terceira turma iniciará em breve

O Serviço de Avaliação e Desenvolvimento de Pessoas (SADEP), ligado à Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), atua na busca de aprimoramento e qualificação dos colaboradores do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Neste sentido, o SADEP propôs o Plano de Desenvolvimento de Competências (PDC) – um instrumento norteador para as capacitações e desenvolvimento dos profissionais do HU.

Em 2018, dentre as demandas de capacitação levantadas com as chefias do HU e suas equipes, surgiu a grande necessidade de capacitação no editor de planilhas Excel. As demandas foram incluídas no PDC e, verificando a disponibilidade de colaboradores qualificados para ministrar a capacitação aos colegas, o SADEP iniciou as atividades de nivelamento e contato com as chefias. Foram capacitados 21 colaboradores em Excel básico, sendo primeira turma em 2018, com os instrutores Rogério Marques e Mateus Oliveira, e a segunda turma, finalizada em 06 de fevereiro de 2019, com os professores Rogério Marques e Arthur Brandão. As aulas foram ministradas no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMAR), durante o horário normal de trabalho, totalizando 20 horas de capacitação – duas horas por semana, durante 10 semanas.

Sobre o desafio de ministrar aula aos colegas profissionais, Rogério destacou que “o instrutor, ao compartilhar o conhecimento adquirido, incentiva a geração de novos instrutores e dá continuidade ao processo de aprendizado. A cada nova turma surgem novos desafios e ao mesmo tempo benefícios, tanto para o instrutor quanto para os alunos. É muito gratificante essa troca de experiências, como também acompanhar a evolução desses profissionais”. Arthur, também conta sua vivência como instrutor, “inicialmente, me inscrevi no curso para ser aluno. Contudo, acredito ter evoluído muito ao longo das aulas ao descobrir novas formas de explicar e operacionalizar o uso das planilhas eletrônicas – graças não apenas ao instrutor Rogério, mas também às variadas linhas de raciocínio desenvolvidas pelos alunos. Como diria Paulo Freire: ‘Quem ensina aprende ao ensinar; quem aprende ensina ao aprender’. Fico grato de ter a oportunidade de participar do curso e de auxiliar os colegas a evoluírem em suas próprias trajetórias - especialmente sendo durante o expediente de trabalho regular”.

Durante o curso, os alunos foram incentivados a desenvolver uma planilha/instrumento que atendesse as necessidades da unidade em que trabalham, conforme enfatizou a assistente administrativa da Divisão de Enfermagem, Magali Souza, “sou imensamente grata pela oportunidade de participar no curso, uma vez que vou usar o conhecimento adquirido para facilitar meu trabalho, ganhando tempo que era perdido por falta de compreensão das funcionalidades do Excel. Além disso, tive muitas ideias para outras aplicações no setor”.

A terceira turma de Excel será para o nível intermediário, com início em 13 de fevereiro, também com 10 alunos, carga horária de 20 horas e com os instrutores Arthur Brandão e Rogério Marques. A responsável pela organização das capacitações, pedagoga Beatriz Feijó, ressalta que “as nossas turmas de Excel surgiram para atender as demandas de melhorias nos processos de trabalho da nossa instituição, coordenar e acompanhar esse movimento é muito gratificante. O apoio de todos os envolvidos foi fundamental, mas gostaria de agradecer especialmente ao Diretor do CCMAR Lauro Barcellos pela parceria que nos possibilitou a utilização dos excelentes espaços e a coordenadora do Dóris Wonghon pelo acolhimento semanal”.

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Gallery

Colaboradores do Hospital Universitário são capacitados em Excel

Foram capacitados 21 colaboradores em Excel básico

Arquivo/HU-FURG