SÃO LOURENÇO DO SUL

Campus FURG-SLS comemora 10 anos em evento virtual

Comemoração online contou com a presença de pessoas importantes na história do campus

Localizado no sul do estado do Rio Grande do Sul, em uma região cuja principal atividade econômica é a agropecuária, o Campus São Lourenço do Sul (FURG-SLS) tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento regional focado na sustentabilidade, ofertando vagas nos cursos de Agroecologia, Educação do Campo, Tecnologia em Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Letras – Português. Durante a tarde desta segunda-feira, 21, em uma cerimônia Virtual, reuniram-se digitalmente pessoas que marcaram a história do campus, para celebrar seus dez anos de fundação e atividades.

O evento aconteceu no formato de um painel alusivo, com o tema “10 anos do Campus da FURG em São Lourenço do Sul: uma história a relembrar”, e contou, também, com a exibição de um vídeo institucional comemorativo ao aniversário do campus. Na oportunidade, estiveram presentes na transmissão a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, o ex-reitor João Carlos Brahm Cousin, o diretor do Campus São Lourenço do Sul, Eduardo Saldanha Vogelmann, o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Haerter, o deputado federal e ex-prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes, e o ex-prefeito de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp.

O painel

Transmitida pelo canal da FURG no Youtube e pela página da universidade no Facebook, a Cerimônia Virtual de Comemoração aos dez anos do Campus FURG-SLS celebrou as atividades da universidade no município, com o principal objetivo de estimular o desenvolvimento econômico sustentável da região por meio da qualificação e fomento da produção regional. Atualmente, a estrutura da unidade conta com sala de convivência, biblioteca setorial, diversas salas de aula e laboratórios de pesquisa. O Campus São Lourenço do Sul conta com 38 docentes, 18 técnicos administrativos, 13 profissionais terceirizados e 224 alunos.

Em sua fala de abertura, o diretor do campus, Eduardo Voggelman, recordou a história da unidade. “O campus foi estabelecido em 2010, com a implementação do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, mas o projeto começou a ser construído e discutido bem antes. Tudo começou com a adesão da FURG ao Programa de Apoio e Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), em 2007”, explicou e completou: “Nesse ano, a FURG aprovou e planejou a fundação de três novos campi. Hoje, nós completamos dez anos de campus, mas de projeto e trabalho já são muitos mais”.

Com a chegada de novos cursos, mais técnicos, professores e alunos ocupavam a unidade. Para isso, a infraestrutura física do campus também deveria acompanhar o crescimento. “Saímos de uma área de 300 m² para mais de 2.000 m² de área construída, além de uma área de 12 hectares, para a qual planejamos a construção de novos prédios”, afirmou o diretor.

Ainda de acordo com Eduardo, a FURG é um agente de transformação da cidade, com um papel importante em mudar a forma com que as pessoas se relacionam com o munícipio e vice-versa. “Mais pessoas voltaram aos estudos e outras tantas conquistaram o tão sonhado diploma, muitos sendo os primeiros de suas famílias a realizara o feito. Eu tenho certeza que a cidade mudou”, conclui.

 

Um momento diferente do país

Para o ex-prefeito de São Lourenço do Sul e atual deputado, José Nunes, a criação do campus FURG-SLS e seus dez anos de atividades, são o reflexo direto de um Brasil em um momento passado. “Quando da instalação da unidade, vivíamos um momento em que o Brasil começou a sonhar, e uma nova realidade era possível, de ampliar as oportunidades para os jovens, para os estudantes e para quem não tinha condições de chegar até uma universidade”, explica. “Havíamos recebido na prefeitura, à época, um documento com 2.700 assinaturas, pedindo para que não medíssemos esforços para trazer cursos superiores para o município”.

De acordo com o deputado, foi feito um movimento com participação da comunidade para trazer, inicialmente, uma universidade particular com cursos à distância. A iniciativa alegrou a cidade, pois um pequeno passo havia sido dado. No entanto, grande parte da população não tinha condições de ter acesso ao ensino superior particular. Com o lançamento do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), a ampliação do ensino superior a distância, gratuito, era possível. “Em 90 dias estávamos assinando o convênio com o então presidente Lula. Só que, dentro do plano de expansão, ainda existia a possibilidade de trazer uma universidade presencial para a cidade”, complementa.

“A FURG é uma universidade que acontece dos muros da academia para fora, ela é uma universidade vocacionada pelos seus líderes e sua história em viver a sociedade. Se tem uma Instituição de Ensino Superior no país que faz isso, é a FURG. Então, naquele momento, a universidade se colocou em um projeto de expansão, e, por isso, nós acabamos nos aproximando. O então reitor da FURG, João Carlos Cousin, apresentou a universidade para o nosso governo, e dalí construímos a possibilidade de trazê-la para São Lourenço do Sul”, conclui.

Esperança para a comunidade jovem de São Lourenço do Sul

Em sua fala, o ex-prefeito e vice-prefeito de São Lourenço do Sul à época da instalação do campus na cidade, Daniel Raupp, avaliou que os dez anos de atividades da unidade passaram muito rápido. “Parece que foi ontem que estávamos reunidos, pensando essa possibilidade, e dali os desdobramentos todos aconteceram”.

Para Daniel, a chegada de uma universidade federal em São Lourenço do Sul era vista, pela população, como algo impossível e muito distante. “Naquele momento, se nós falássemos que uma universidade poderia estar no município estaríamos passando, para as pessoas, um atestado de insanidade mental. Ninguém acreditava mais que algo diferente poderia acontecer. Lembro que muitos jovens, que assinaram aquele documento pedindo por uma instituição de ensino superior, estavam sem perspectiva, numa desilusão, porque não tinham condições de ir para outra cidade estudar, ou pagar um estudo particular”, destaca o ex-prefeito.

Um polo de conhecimento, ciência e desenvolvimento tecnológico

O atual prefeito do município, Rudinei Harter, aproveitou o momento para ressaltar a importância da universidade dentro do contexto da cidade. “Nós, na nossa gestão, não temos dúvida da importância da FURG no desenvolvimento de São Lourenço do Sul. É extremamente importante a manutenção e o crescimento da universidade, uma vez que é perceptível, ao longo desses dez anos, a diferença de uma São Lourenço antes e uma São Lourenço depois da FURG”, aponta.

Para Rudinei, a cidade está passando por uma etapa de transformação social, ficando nítido o desejo da gestão municipal e da comunidade em geral na contribuição em atividades que impulsionem o crescimento da região. “Queremos a possibilidade de São Lourenço do Sul ser um polo do conhecimento, da ciência, da pesquisa e do desenvolvimento regional em todos os setores já trabalhados pelos cursos instalados e, também, para os cursos que estão por vir”, conclui.

15 anos de trabalho e dedicação

Durante sua fala, o ex-reitor da FURG, João Carlos Cousin, destacou alguns dos momentos decisivos para que hoje pudéssemos celebrar esta data. “Comemoramos agora os dez anos do campus, mas esse processo começou no ano de 2005, em meu primeiro ano como reitor da FURG. Naquela época nós já debatíamos sobre a necessidade da FURG se fazer ainda mais presente nas comunidades do entorno e, principalmente, naquelas que têm um vínculo ou ligação mais forte com o cordão litorâneo sul-riograndense”, afirma. Para o ex-gestor, a FURG tem uma vocação clara e definida, voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos, desde 1987. Em função disso, existia um grande desejo de expandir o trabalho científico e acadêmico da universidade, principalmente em locais confluentes com sua vocação, para que outras comunidades se beneficiassem, também, do ensino superior público federal.

O primeiro prédio próprio do campus FURG-SLS

Para a reitora da FURG, Cleusa Maria Sobral Dias, o sentimento que fica, ao fim de oito anos de gestão, em relação ao campus de São Lourenço do Sul é de identificação, tanto em relação à comunidade universitária, como também à comunidade local. Durante a atual gestão administrativa a unidade teve uma grande expansão, com chegada de dois novos cursos em 2014, trazendo mais alunos, e engrossando o corpo técnico com mais professores e servidores, e de lá pra cá, outros dois cursos foram criados, um 2016 e outro em 2020, totalizando os cinco programas de graduação atualmente ofertados.

“Durante esses últimos anos, percebi o receio que a comunidade tinha e que a todo momento buscava, no meu papel enquanto gestora, a segurança da continuidade desse campus. Isso tem sido bastante intenso, principalmente pelas dificuldade de manutenção e ampliação”, contextualiza a reitora.

Em sua fala, a reitora aproveitou, ainda, para compartilhar uma ótima notícia para a comunidade do campus FURG-SLS: a publicação do edital de licitação para a construção do primeiro prédio próprio da unidade. “Eu tinha um compromisso, lá em 2013 quando assumi, de consolidar e ampliar os projetos em andamento. São Lourenço do Sul era o campus que a gente não tinha ainda nossa estrutura de campus própria, e, portanto, me comprometi a, até antes de deixar o cargo, pelo menos termos a licitação da construção do primeiro prédio em andamento”, explica e completa: “Essa licitação está na rua agora. Temos um orçamento de 4 milhões e 200 mil destinados para a construção deste espaço multiuso, que integrará o setor acadêmico e o setor administrativo. Este é o primeiro fruto de uma demanda que temos junto ao Ministério da Educação, que gira em torno de 15 milhões, para a construção de todo o campus”.

Por fim, a reitora encerrou sua manifestação com seus agradecimentos. "Destaco minha gratidão a toda a comunidade universitária e a comunidade de São Lourenço; ao vice-reitor professor Danilo Giroldo; a todos pró-reitores que compõe minha equipe; e, também, a todos os prefeitos do município que trabalharam e continuam trabalhando muito para a consolidação do campus", conclui. 

Homenagem na Câmara Municipal

Ainda nesta segunda-feira, 21, a Câmara Municipal de São Lourenço do Sul realizará uma sessão especial online, com entrega de uma placa em homenagem à FURG, pelos dez anos de instalação do Campus no município. A solenidade ocorre às 19h30 e terá transmissão ao vivo por meio do Youtube e do Facebook da Câmara Municipal de São Lourenço do Sul.