GESTÃO

Caid ganha nova coordenação para dar continuidade ao trabalho desenvolvido

Elisa Celmer, então coordenadora da pasta, deixou o cargo para assumir a direção da Faculdade de Direito

A Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), instituída em janeiro de 2021, tem o compromisso de promover a consolidação e ampliação das ações afirmativas, de maneira transversal, para todos os segmentos da comunidade universitária. Recentemente, em razão da eleição da professora Elisa Celmer – então coordenadora da pasta -, para a direção da Faculdade de Direito (Fadir), outra servidora foi indicada para assumir a gestão e dar continuidade ao trabalho desenvolvido: Simone Grohs Freire, professora do Instituto de Educação (IE).

Sobre a Caid

Com o propósito de fomentar a equidade no ambiente universitário por meio da criação e incremento de políticas e programas que viabilizem o acesso, a inclusão, a permanência de pessoas com deficiência e aquelas alvo de discriminação por motivo de gênero, de orientação sexual e religiosa, e seguimentos geracionais e étnico-raciais, criou-se uma coordenação para intervir, de forma institucional, na solução e mediação dessas situações. É também papel da Caid coordenar o desenvolvimento de processos formativos necessários para o reconhecimento da diversidade enquanto patrimônio humano, cultural e social.

Dessa forma, a FURG dá mais um passo na defesa do acesso à educação pública e da redução de injustiças a grupos minoritários. O conjunto de ações já promovidas pela universidade, fundamentadas no Programa de Ações Afirmativas (Proaaf), como os processos seletivos específicos para quilombolas e indígenas, desde 2012, e as atividades de monitoria e tutoria que contribuem para a permanência dos estudantes, além de ações como o reconhecimento ao uso de nome social são a base para a criação de um setor que possa se dedicar especificamente ao tema.

Nova coordenação

“Assumo a Caid como uma grande responsabilidade institucional, política e inclusive pessoal. Primeiro porque eu penso ser fundamental dar continuidade para esse trabalho que foi iniciado e desenvolvido pela professora Elisa Celmer; trabalho pioneiro e essencial para a consolidação dessa coordenação. Segundo porque eu acredito em uma sociedade plural, diversa, construída a partir de preceitos éticos, especialmente o respeito às diferenças e à alteridade, não há mais espaço para intolerância e apagamento do outro”, explicou Simone.

Ainda segundo a nova coordenadora, a criação e consolidação da Caid representa uma ruptura em um padrão normativo de invisibilização e opressão socialmente estabelecidos, e nisso reside a grande importância da coordenação para a universidade. “A atual gestão administrativa da FURG assumiu o compromisso de trabalhar para construir um ambiente universitário dialógico que acolha e insira esse ‘outro’ que cada um de nós é”, completou.

Vinculada ao Gabinete do Reitor, a Caid prima pela ampliação das ações afirmativas, incluindo os processos seletivos específicos à inclusão de outros grupos sociais, como a população LGBTQI+ e migrantes e refugiados. Além desse escopo, a pasta atua, também, para ampliar as ações voltadas à acessibilidade e à visibilidade das pessoas com deficiência, monitorar os programas existentes e promover a formação continuada em ações afirmativas para toda a comunidade universitária.