ANIVERSÁRIO

Caic comemora 27 anos reafirmando seu compromisso com a comunidade

Mesmo de forma remota, Centro continua garantindo acesso à saúde e educação

Photograph: Divulgação

O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic/FURG) traz desde sua criação o compromisso de garantir o atendimento básico a saúde, educação, assistência e promoção social de forma integrada. Neste 20 de maio, o Caic comemora 27 anos,  quase três décadas de um Centro que se modifica, se reinventa e cresce. Dentro desse período, a pandemia causada pela Covid-19 foi e está sendo um grande desafio. Já que manter o acesso à educação, saúde e assistência social de forma remota, em uma comunidade com vulnerabilidade social, vai além da missão do Centro e se torna um grande dever social da gestão, dos professores e demais profissionais.

“O nosso Caic é referência para a comunidade da Zona Oeste, e reúne na sua complexidade a implementação de serviços que abrangem o Ensino Fundamental (integrando a Educação de Jovens e Adultos - EJA), a Atenção Básica em Saúde e Ações de Extensão Universitária. Sendo assim, através da Escola são atendidos, em média, 750 estudantes e a partir da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF/Caic), são atendidas 3.200 pessoas, aproximadamente 840 famílias”, explica a diretora do Centro, Fernanda Fonseca.

Comemoração de aniversário

Comemorar o aniversário do Caic sempre foi uma tradição que reunia toda comunidade escolar, porém, como tudo em meio à pandemia, as comemorações também precisaram se modificar, e neste ano acontecerá de forma totalmente virtual. “Devido à pandemia, a comemoração do aniversário do Caic acontecerá a partir de ações em grupos de whatsApp que, reúne estudantes e famílias vinculadas ao nosso Caic, bem como a postagem de um vídeo comemorativo, na página do Facebook do Acontece no Caic”, nos conta a diretora.

O reitor da FURG, Danilo Giroldo, destaca a atuação relevante do Centro e o sentimento de pertencimento da comunidade e de seus profissionais, “A FURG parabeniza o Caic pelos seus 27 anos de atuação em nossa cidade, promovendo educação e saúde com qualidade e compromisso social, ainda mais necessários em tempos de pandemia. Ligado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o Centro se consolida como um espaço de coletividade e a FURG orgulha-se por ser parte desta trajetória e deseja sucesso nos inúmeros desafios que se apresentam.”

Apesar do jeito diferente, motivos não faltam para comemorar os 27 anos do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente.

Espaço para Extensão Universitária 

Além de ser referência para comunidade do seu entorno, o Caic também é um grande espaço para a extensão universitária. Projetos como, “Acreditar é investir”, “Repensando a Prática Pedagógica”, “Projeto Direitos Sociais de Mulheres e Meninas” entre outros tantos envolvem, durante todos os anos, inúmeras parcerias com diferentes setores da FURG, e até mesmo, parcerias interinstitucionais na Rede de Proteção Social do município. 

“Neste ano, o Projeto Diálogos em Rede, do Caic, que visa potencializar e fomentar a formação continuada de professores em serviço, envolvendo também acadêmicos de cursos de licenciatura, está realizando uma parceria interinstitucional com uma escola municipal de Bagé proporcionando o fomento a formação continuada, a partir da extensão universitária”, exemplifica a diretora.

Acesso à educação x pandemia

No entanto, dar vazão a todos esses projetos e manter as atividades de ensino e o atendimento às famílias via Unidade Básica de Saúde, em meio à pandemia, se mostrou o grande desafio do Caic. “Mesmo na pandemia, a Escola Municipal Cidade do Rio Grande continuou suas atividades, de formação continuada e atendimento aos estudantes, através do Ensino Remoto. Apesar dos inúmeros esforços, tanto dos docentes quanto da equipe de gestão para garantir o acesso e permanência à educação, tivemos uma evasão escolar de 18%, em média. Atentos a isso, viemos planejando inúmeras estratégias para o ano letivo de 2021, tal como a viabilização de materiais impressos para aqueles estudantes que não possuem acesso à internet ou ainda, não possuem aparelho de celular e também, o acompanhamento pelo Serviço Social realizando o registro de Busca Ativa Escolar, que mesmo durante a pandemia conta com a contribuição da rede de proteção social do município, no resgate dos estudantes evadidos”, aponta Fernanda.

A escola está seguindo as orientações da Secretaria de Município da Educação (SMED), e planeja um possível retorno às aulas presencias, a partir do Ensino Híbrido. Para isso, está fazendo adequações no Plano de Contingência da Escola e junto à SMED e à FURG, tomando providências para o atendimento de todos os protocolos.

Atendimento à saúde e a Covid-19

Durante a pandemia, a equipe da Unidade Básica de Saúde da Família UBSF/Caic, em decorrência do coronavírus teve que adaptar todo seu processo de trabalho, com enfoque ao atendimento da Síndrome Gripal (SG), desde a organização de todas agendas mantendo os grupos prioritários nas ações programadas, até a criação de um espaço exclusivo para atendimento de SG e da realização dos testes rápidos para Covid-19. Houve também cancelamento dos grupos educativos de crônicos e de gestantes presenciais na UBSF, evitando aglomerações. Uma estratégia utilizada pela equipe para acompanhamento dos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 foi a criação do telemonitoramento, em que profissionais da equipe realizam ligações telefônicas nas primeiras 24, 48 e 72h para o usuário, a fim de acompanhar a evolução do seu quadro clínico e resultado de exames e nos casos mais graves o monitoramento é diário.

“Até o momento foram atendidos 553 casos de Síndrome Gripal, das quais 67 positivaram para Covid e dois vieram a óbito. Apesar dos diferentes desafios enfrentados no período da pandemia, a equipe se reinventou e seguiu prestando assistência a toda sua comunidade de abrangência e demais localidade do município que possuem a UBSF/Caic como referência”, exalta a diretora.

Mesmo diante de um cenário tão difícil, o Centro continua sendo um espaço para a realização de projetos, de garantia à educação e uma referência para os serviços de saúde.

Histórico

O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic/FURG) surgiu na década de 1990 com o propósito de superar a exclusão social, política e econômica que acometia as comunidades periféricas. O Brasil na época apresentava índices muito abaixo do esperado. A miséria, a ausência do acesso a escolarização formal e o atendimento integral nos campos da educação e saúde, levaram o Governo Federal a criação do “Projeto Minha Gente”, e em 1991 foram criados os CIAC’s - Centro Integrado de Apoio a Criança. Com o intuito de garantir o atendimento básico em saúde, educação, assistência e promoção social de forma integrada, a cidade do Rio Grande foi contemplada com uma dessas unidades.

Construído dentro da FURG, o Caic iniciou suas atividades em 1994 e por estar dentro da universidade, sua estrutura de funcionamento, assim como seus propósitos e ideais se diferenciam dos demais Caic’s. Um exemplo disso é o convênio estabelecido junto a prefeitura municipal e a FURG para a criação da Escola Municipal Cidade do Rio Grande e o funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde da Família, em parceria com a Secretaria de Município de Saúde, viabilizando serviços via Sistema Único de Saúde (SUS). A parceria prevê, desde então, a utilização da estrutura do Caic, viabilizando o funcionamento da escola através de um sistema de gestão compartilhada entre ambas as instituições. 

 

Gallery

Aniversário de 27 anos do Caic reforça compromisso com a comunidade

Foto: Divulgação