Aula Inaugural do PPGSPA discute os desafios dos sistemas alimentares frente às mudanças climáticas
Na última segunda-feira, 2, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA), da FURG - Campus Santo Antônio da Patrulha, realizou sua aula inaugural com o tema “Sistemas Alimentares e Territórios”, ministrada pelo professor doutor Sérgio Schneider, da UFRGS.
Especialista em sociologia rural e reconhecido internacionalmente como consultor de organizações como FAO, WHO, FIDA, CEPAL, CIRAD e União Europeia, Schneider trouxe um panorama contundente sobre os impactos do atual modelo alimentar nas mudanças climáticas — e sobre a urgência de uma transformação profunda nesse setor.
“No Brasil, o sistema alimentar é responsável por 80% das emissões de gases de efeito estufa”, alertou o professor. Segundo ele, o mundo já aqueceu e o país precisa mudar sua forma de produzir, distribuir e consumir alimentos nos próximos anos.
O sociólogo abordou as transformações sociais em curso, como o novo perfil do consumidor. “Hoje, o alimento se tornou um vetor de identidade das pessoas". Ele apontou para uma transformação na forma como nos relacionamos com a comida, o quanto as práticas alimentares se diversificaram. Segundo ele, idosos e crianças são os dois públicos prioritários para promover mudanças de longo prazo.
Schneider destacou ainda a importância de compreender as vulnerabilidades e as potencialidades do território. Usando como exemplo o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, classificado como reserva da biosfera. Ele apontou sua fragilidade climática, mas também sua força geográfica. “As montanhas que temos aqui são uma área de proteção conta eventos extremos, disse.
O professor alertou para o avanço do aquecimento global. “O mundo já aqueceu, e a grande discussão é: quem vai pagar essa conta?” Provocou. Ele prevê que o futuro das políticas climáticas passará pela cobrança de impostos verdes da indústria.
Conforme o coordenador do PPGSPA, professor Alex Leonardi, a aula inaugural acontece todos os anos, no início do semestre, trazendo aos nossos alunos de mestrado e das Engenharias Agroindustriais e tecnólogos, assuntos de interesse. Ele agradeceu ao professor convidado pela aula instigante, que reforçou o compromisso da FURG em formar pesquisadores e profissionais atentos aos desafios contemporâneos, propondo soluções sustentáveis e transformadoras para o futuro.
Por fim, Schneider ressaltou o papel das universidades: “Formar profissionais para essa nova etapa do desenvolvimento é fundamental. Precisamos de pessoas preparadas para lidar com a incerteza, com ferramentas para pensar estrategicamente, com metodologias e estudos de impacto”, concluiu.