ENTREGA DE TÍTULOS

Assembleia Universitária retoma tradição anual da instituição

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 30, no Cidec-sul

Photograph: Fernando Halal/Secom

Após um hiato de três anos, a Assembleia Universitária para Outorga de Títulos de Professora e Professor Emérito e Homenagem aos Servidores por Tempo de Serviço (Período 2019-2023), retorna ao Cidec-sul para uma tarde de celebração de trajetórias acadêmicas e dedicação à educação superior. Na ocasião, três professores da Faculdade de Medicina (Famed) receberam a titulação, além de mais de 350 servidores que receberam a láurea pelos anos de serviço.

A mesa foi composta pelo reitor, Danilo Giroldo; pelo vice-reitor, Renato Duro Dias; pelo diretor em exercício da Famed, Hsu Yuan Ting; pelo prefeito da cidade do Rio Grande, Fábio Branco; e pelos conselheiros e conselheiras do Conselho Universitário (Consun).

“Existe um motivo principal para estarmos todos reunidos aqui hoje, que é o coroamento da trajetória acadêmica brilhante de cada um destes servidores aqui homenageados. No entanto, eu diria que a Assembleia Universitária é mais do que isso; ela é um momento de inspiração para todos nós, para que possamos ser melhores e avaliarmos nossas ações em busca da excelência em cada uma de nossas atividades diárias, em cada relação e em cada estudante que nos procura”, iniciou o reitor em sua fala de encerramento.

Segundo Giroldo, mesmo que a sociedade esteja se recuperando dos impactos causados pelo período pandêmico, ainda existem muitos desafios que permeiam o fazer universitário, e por isso, o momento além de celebrar a importante trajetória de trabalhadores e trabalhadoras da FURG, também é um espaço para esperançar dias melhores. “Esta tem sido uma tarde muito agradável, e isso nos acalenta o coração para superar os desafios que têm sido tão grandes. Isso é parte do nosso trabalho; fomos escolhidos pela comunidade universitária para conduzir a instituição frente a esses desafios, e é isso que estamos fazendo com muito zelo e muito respeito. Este é um momento de celebração e temos certeza que todos e todas assim se sentiram, agradeço, portanto, a presença de cada um de vocês aqui”, pontuou o reitor.

Professora e Professores Eméritos

Durante o evento, foram entregues os títulos de Professor Emérito para Aída Luz Bortheiry Meirelles, Flávio Amado Hanciau e Antônio Cardoso Sparvoli. Para conferir a lista completa dos homenageados por tempo de serviço, clique aqui.

Aída Luz Bortheiry Meirelles

Graduada em 1973 pela Faculdade de Medicina de Montevidéu (Universidade da República do Uruguai), Aída especializou-se pela mesma instituição em Endocrinologia e Metabolismo em 1978, ano em que também ingressou como professora da Faculdade de Medicina da FURG, onde atuou até 2010.  Posteriormente, iniciou também sua atuação longa e marcante no Hospital Universitário Miguel Riet Correia Junior (HU-FURG/Ebserh).

“Durante seu exercício, Aída lecionou várias disciplinas de graduação e pós-graduação, com destaque para o seu trabalho no Programa Assistência Integral a Diabéticos, ação que envolve assistência, ensino e pesquisa. Ela foi uma das investigadoras do primeiro senso de diabetes no Brasil. Sua dedicação à FURG lhe rendeu várias homenagens, como o título de cidadã Rio-grandina, por exemplo”, destacou Hsu Yuan Ting.

Aída também se dedicou à história e à literatura. Na FURG, fez parte da implementação do Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume), do qual foi presidente entre os anos de 1999-2009. Também colaborou de forma significativa nos relatos sobre a história da universidade, do curso de medicina da FURG e do hospital universitário, tendo lançado cinco livros sobre os temas.

Antônio Cardoso Sparvoli

Graduado em medicina pela FURG em 1981, Sparvoli especializou-se em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva; fez mestrado e doutorado pela Unicamp entre os anos de 1988 e 1990.  Em 1986 ingressou como docente no Departamento de Medicina Interna, comandando as disciplinas de semiologia e clínica médica. Tornou-se professor titular da FURG em 1996. 

“Durante sua trajetória na universidade, seu nome ficou ligado ao serviço de patologia do Hospital Universitário. Além disso, liderou um projeto em conjunto com a FURG, Prefeitura Municipal e Governo do Estado do RS para trazer ao município o Centro de Aplicação e Monitoramento de Medicando Injetável; o feito tornou a cidade do Rio Grande o terceiro centro tratador de hepatite na região sul do país”, comentou o diretor em exercício da Famed.

Sparvoli participou, por várias vezes, em diferentes funções administrativas da FURG, tendo sido vice-chefe e chefe do Departamento de Medicina Interna e participado da transição da estrutura departamental da universidade para a criação da Faculdade de Medicina. Em 2008 foi o primeiro diretor, pró-tempore, da nova faculdade, tendo sugerido a sigla Famed.

Fora das salas de aula, o professor dedicou-se a literatura. Nos anos de 2016, 2017 e 2018, Sparvoli lançou três obras nas quais aborda a história da medicina científica no Brasil.

Flávio Amado Hanciau

Formado em medicina pela FURG em 1972; quatro anos depois Hanciau passou a ingressar o quadro docente da mesma instituição, onde desenvolveu sua carreira levando a disciplina de Ortopedia e Traumatologia aos mais elevados conceitos dentro e fora da universidade.

“Hanciau atuou junto à Famed por 40 anos, além de ter sido um dos idealizadores do processo de implementação do Programa de residência médica em Ortopedia, fundado em 2006”, complementou Hsu Yuan Ting. Atualmente, o professor permanece vinculado ao HU como cirurgião, preceptor e importante consultor de todos ortopedistas e residentes da residência médica em ortopedia.

Ao final da cerimônia, os presentes retornaram ao saguão para a entrega das homenagens por tempo de serviço, espaço onde também puderam realizar registros fotográficos ao lado de colegas e familiares. Confira algumas dessas fotos clicando aqui.

 

Gallery

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 30, no Cidec-sul

Fernando Halal/Secom