FURG 55 ANOS

Assembleia Universitária acontece na próxima terça, 20, com entrega de títulos honoríficos e homenagens para servidores

Cerimônia será realizada no auditório do Cidec-sul, com transmissão ao vivo pelo canal da Universidade no Youtube

Acontece na próxima terça-feira, 20, a já tradicional Assembleia Universitária para Outorga de Títulos de Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa e Professor Emérito; bem como, a entrega de homenagens aos servidores por tempo de serviço. A ação solene será realizada no auditório do Cidec-sul, às 14h30, e conta com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Universidade no Youtube. A iniciativa também integra a programação de atividades alusivas ao aniversário de 55 anos da FURG.

Homenageados

Além da entrega de homenagens por tempo de serviço, nesta edição, recebem os títulos honoríficos: o técnico-administrativo em educação, Mozart Tavares Martins Filho, (Doutor Honoris Causa); o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Manoel Roberto Maciel Trindade (Professor Honoris Causa); e, in memoriam, o ex-professor da Faculdade de Direito (Fadir), João Moreno Pomar.

De acordo com o reitor, Danilo Giroldo, a assembleia se constitui como um evento de grande importância para a Universidade, especialmente por celebrar a trajetória e a dedicação de diversas pessoas cujas vidas e carreiras se entrelaçam à história da instituição. “Neste momento em que comemoramos os 55 anos da FURG, não existe um jeito melhor de celebrar essa passagem do que valorizando as pessoas que vem fazendo a FURG durante todo este período”, apontou o professor.

Mozart Tavares Martins Filho

Com quase cinco décadas de atuação, Mozart ingressou na FURG em fevereiro de 1975 como auxiliar de serviços. Na época, realizava entregas de documentos e correspondências nos ambientes universitários, usando uma bicicleta, já que, então, estes espaços se espalhavam em diferentes pontos do centro da cidade do Rio Grande. Nos anos seguintes, atuou como agente de portaria, agente administrativo auxiliar e agente administrativo. Em 1985 foi nomeado como Secretário Executivo junto à Divisão de Compras da Superintendência de Administração de Material, vinculada à antiga Sub-reitoria Administrativa (SAM/SRA). Em 1986 passou a ter vínculo como Assistente em Administração. Neste setor, também desempenhou as funções de chefe do Setor de Pedidos (1986 a 1989), e chefe da Divisão de Compras (1989 a 1990).

Em 1992 assumiu o cargo de Economista; e, a partir de 1997 - quando da reestruturação da administração superior - passou a atuar na então Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan). Nesta unidade, trabalhava com os indicadores da universidade, era responsável pela elaboração do catálogo institucional e também exerceu a função de pesquisador institucional, atuando como interlocutor entre o Ministério da Educação (MEC) e a FURG.

Em janeiro de 2005, foi nomeado para exercer o cargo de Direção de Superintendente de Planejamento. Em 2009, com a alteração do regimento e estatuto da FURG, foi nomeado como Pró-reitor de Planejamento e Administração, unidade que passou a agregar algumas das estruturas das antigas Proad e Proplan, tornando-se responsável pela gestão das áreas de materiais, finanças, contábeis, almoxarifado, arquivo, orçamento, avaliação e planejamento, função que desempenhou com excelência até 2021.

Durante os 12 anos em que atuou a frente da Proplad, Mozart realizou uma série de atividades que propulsionaram o desenvolvimento da FURG, como a estruturação do PPI e PDI, o processo de elaboração, entrega e execução dos Laboratórios Flutuantes, além de capitanear diversas ações relacionadas ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Manoel Roberto Maciel Trindade

Com uma história de mais de 40 anos colaborando para o desenvolvimento técnico e profissional de docentes e discentes; Manoel Roberto Maciel Trindade foi o responsável por trazer a cirurgia videolaparoscópica para Rio Grande, ainda na década de 1990, quando a modalidade cirúrgica ainda era incipiente no mundo. Além disso, ministrou uma série de cursos teóricos e práticos - presenciais e com cirurgias ao vivo - para professores da instituição.

Na mesma década, o professor promoveu a aproximação dos docentes da FURG com o Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), proporcionando qualificação de forma direta e indireta. Manoel também participou como membro não pertencente à Universidade para a formação de banca julgadora de diversos concursos para docentes.

João Moreno Pomar

Graduado em Direito pela FURG em 1974 e retornando à instituição em 1989 como professor, João Moreno Pomar ocupou fundamentalmente todas as posições possíveis dentro da estrutura da Faculdade e dos Cursos de Direito da Universidade, contribuindo de forma expressiva e destacada para o avanço do ensino, da pesquisa e da extensão na unidade. Entre 1993 e 1997 ocupou a posição de Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, e com a reestruturação dos departamentos acadêmicos, em 2008, foi o primeiro Diretor eleito do novo período organizacional.

Neste momento histórico – e complexo - de transição, Pomar exerceu liderança intelectual e operativa da comissão responsável pelo processo, reunindo e dirigindo contribuições de todo corpo docente, além de protagonizar a redação da proposta de criação da Faculdade de Direito dentro dos novos termos organizacionais. Na graduação, ocupou a função de coordenador dos Cursos de Direito do antigo Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ), sendo o último Coordenador do curso na antiga estrutura departamental. No âmbito da pós-graduação, coordenou o Curso de Especialização em Direito Civil e Empresarial do antigo DCJ. Pomar também ocupou todas as três Supervisões à época existentes nos cursos de Direito: a Supervisão do Serviço de Assistência Judiciária Gratuita; a Supervisão do Trabalho de Graduação; e a Supervisão de Atividades Complementares.

“É por meio do excelente trabalho da sua comunidade que a FURG vem alcançando todos os êxitos da sua história. Este é um momento muito gratificante para todos nós, pois temos a oportunidade de reconhecer e valorizar as pessoas que constroem a FURG no dia a dia, conduzindo e aprimorando as ações institucionais”, detalhou o reitor

 

Gallery

Mozart Tavares Martins Filho receberá o título de Doutor Honoris Causa

Hiago Reisdoerfer/Secom