Uma pesquisa desenvolvida pelo curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da FURG quer mapear os dados acerca do assédio enfrentado no transporte público e nos lugares de embarque e desembarque.
A pesquisa é realizada pela atividade extensionista "Problemas de Trânsito e Transporte", ministrada pela professora Ana Maria Azambuja e pelo professor Milton Luiz Paiva de Lima.
Para além dos muros da Universidade, a pesquisa pretende trazer dados relevantes para os gestores municipais, a fim de gerar subsídios para a implantação de políticas públicas no que diz respeito à segurança, vigilância e violência nesses espaços.
Através de uma parceria com a Prefeitura do Rio Grande, o questionário da pesquisa já foi disponibilizado através de QRcode nas paradas de ônibus na Praça Tamandaré, assim como no Festimar e no estande da FURG durante o evento.
“Esta pesquisa é muito importante para trazer mais segurança aos usuários do transporte coletivo. Os resultados desta pesquisa devem servir de subsídio para os gestores municipais no que diz respeito à segurança da população nas paradas de ônibus e dentro do veículo”, reforça Ana Maria.
A pesquisa é anônima e pode ser respondida por mulheres, homens e pela comunidade LGBTQIAP+ com mais de 18 anos, que utilizam o transporte coletivo com frequência.
A pesquisa está sendo realizada através de um formulário na plataforma Google Forms, através deste link.