ESCOLA DE ENGENHARIA

Assédio no transporte público coletivo de Rio Grande é tema de pesquisa da FURG

Dados coletados serão repassados ao poder público municipal

Uma pesquisa desenvolvida pelo curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da FURG quer mapear os dados acerca do assédio enfrentado no transporte público e nos lugares de embarque e desembarque.

A pesquisa é realizada pela atividade extensionista "Problemas de Trânsito e Transporte", ministrada pela professora Ana Maria Azambuja e pelo professor Milton Luiz Paiva de Lima.

Para além dos muros da Universidade, a pesquisa pretende trazer dados relevantes para os gestores municipais, a fim de gerar subsídios para a implantação de políticas públicas no que diz respeito à segurança, vigilância e violência nesses espaços.

Através de uma parceria com a Prefeitura do Rio Grande, o questionário da pesquisa já foi disponibilizado através de QRcode nas paradas de ônibus na Praça Tamandaré, assim como no Festimar e no estande da FURG durante o evento.

“Esta pesquisa é muito importante para trazer mais segurança aos usuários do transporte coletivo. Os resultados desta pesquisa devem servir de subsídio para os gestores municipais no que diz respeito à segurança da população nas paradas de ônibus e dentro do veículo”, reforça Ana Maria.

A pesquisa é anônima e pode ser respondida por mulheres, homens e pela comunidade LGBTQIAP+ com mais de 18 anos, que utilizam o transporte coletivo com frequência.

A pesquisa está sendo realizada através de um formulário na plataforma Google Forms, através deste link.