SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Abertura da 2ª Semeia integra o Junho Sustentável da FURG

Atividade aconteceu na manhã desta segunda-feira, 7, seguida da palestra Sustentabilidade: Convergências e Diálogos

Coordenada pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga), a Semana de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semeia) celebra sua segunda edição neste ano e dá início ao Junho Sustentável da FURG - mês dedicado ao debate institucional sobre o tema. A Semeia é um momento proposto pela universidade para pensar e refletir sobre os processos ambientais envolvidos nas suas atividades administrativas, acadêmicas e sociais.

Durante a abertura do evento, realizada na manhã desta segunda-feira, 7, estiveram presentes o reitor Danilo Giroldo, o secretário de gestão ambiental, Cleber Palma; e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fábio Scarano, responsável pela primeira palestra da semana, “Sustentabilidade: Convergências e Diálogos”.

De acordo com Cleber, desde 2013 a FURG vem desenvolvendo a institucionalização tanto da sua própria política ambiental quanto do sistema de gestão ambiental da universidade. Para o secretário, toda construção que envolveu a concepção desses processos constituiu  um movimento importante para que fosse possível adequar a instituição a toda legislação ambiental vigente. “Por meio dessas ações foi possível, também, encaminhar-se de forma bastante expressiva a um novo patamar de reflexão e implementação de critérios de sustentabilidade em todas as atividades”, declarou o gestor durante a sua fala.

 Institucionalização do evento

Segundo Giroldo, durante a última revisão do sistema ambiental, a Semeia foi institucionalizada como parte fixa da estrutura deste sistema. “A semana é um importante espaço de interação e debate com a sociedade sobre temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade”, explicou o reitor. Ainda durante a sua fala, o gestor ressaltou o orgulho da instituição em oferecer ferramentas de reflexão acerca do tema dedicando todo o mês para este debate por meio do Junho Sustentável da FURG.

Para Cleber, só foi possível pensar a 2ª Semeia com a amplitude que se propôs, por meio da participação de diversas unidades administrativas e acadêmicas da universidade, as quais inscreveram propostas e contribuíram com o formato no qual o evento foi concebido. “Isso nos levou a construir uma programação ampla e diversificada, contando com a participação de grandes cientistas brasileiros, os quais poderão falar de forma totalmente colaborativa”, destacou o secretário.

A 2ª Semeia dedica, ainda, um momento específico para apresentar o sistema de gestão ambiental da FURG, e, em contrapartida, proporcionar um espaço para conhecer outros sistemas e modelos aplicados por outras instituições – que acontece nesta terça-feira, 8, às 9h30.

Atualmente, a universidade possui todos os seus espaços físicos devidamente regularizados no que tange seu licenciamento ambiental. De acordo com reitor, a universidade administra 14 licenças no momento. “É fundamental que, conforme o sistema vai ganhando complexidade, é preciso parar, refletir e trazer esses temas para discussão; não só o que é diretamente aplicado, mas também temas adjacentes como conservação, mudanças climáticas e como estamos inseridos nesse meio”, completou o reitor.

Primeira palestra do evento

Logo em seguida à cerimônia de abertura, o professor Fábio Scarano deu início a sua palestra intitulada “Sustentabilidade: Convergências e Diálogos”. Para o docente, a essência do debate proposto está na centralização do homem enquanto parte da natureza, conceito perdido ao longo da evolução. “A vida, quer seja novidade orgânica, ou no campo das ideias, emerge a partir do processo de convergência. O ser humano, com o olhar científico, tenta separar o todo em partes para entendê-lo, e de fato existe uma certa facilidade em dominar as partes, mas muita dificuldade em voltar ao todo”, contextualiza.

Durante sua fala de introdução, Scarano ressaltou: “O ser humano faz parte da natureza, e, com o passar do tempo, criou-se a noção de que ele se tornou maior do que a própria natureza, que pode dominá-la. E assim, o caminho da sustentabilidade, de certa forma, representa uma nova convergência, do retorno do ser humano como parte integrante da natureza”.

Próximas atividades

08/06 – 9h30: O Sistema de Gestão Ambiental da FURG – acesse clicando aqui

08/06 - 15h30: Experiências de Sistemas de Gestão Ambiental em Universidades – acesse clicando aqui

09/06 - 9h30: Educação como Elo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – acesse clicando aqui

09/06 - 14h: A gestão Ambiental em Hospitais – acesse clicando aqui

09/06 - 16h: Desafios globais na operacionalização dos indicadores de saúde da Agenda 2030 – acesse clicando aqui

10/06 - 16h30: Sustentabilidade e Transformação Social: Rumo à Agenda 2030 – acesse clicando aqui

11/06 - 9h30: A Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – acesse clicando aqui

11/06 - 14h: Ações do PAN Lagoas do Sul e do Panexus na Planície Costeira do Sul do Brasil – acesse clicando aqui