Comunicação Pública

Simpósio na FURG vai discutir mídias sociais e desinformação

Promovido pela Secom, evento terá como palestrante professora Raquel Recuero

Na quinta-feira, 19, a Secretaria de Comunicação (Secom) da FURG promove a segunda edição do seu Simpósio de Comunicação. Desta vez, o tema é “Comunicação pública no contexto das mídias sociais e da desinformação”.

Na parte da manhã o evento é aberto à comunidade, com a palestra “Mídias sociais, universidade e desinformação”, a ser ministrada pela professora e pesquisadora Raquel Recuero, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Já à tarde, o evento é direcionado aos públicos internos da FURG, com o Workshop “Comunicação na universidade: orientações para a produção de conteúdo”.

“Hoje, na atual circunstância para exercício da comunicação, somos muito atacados pelas chamadas fake news. A vinda da professora Raquel Recuero, profissional reconhecida no meio da comunicação e no ambiente acadêmico, nos oferece a oportunidade de estarmos próximos de uma profissional com um trabalho reconhecido e relevante na área”, avalia o Secretário de Comunicação da FURG, Law Tissot.

A proposta do simpósio é fomentar um espaço para a reflexão sobre a comunicação no cenário local. “Nós, como instituição de ensino superior, temos esse papel. Como a FURG não tem curso de comunicação, a Secom se sente motivada a incentivar esse tipo de debate”, explica Ana Cássia Flores da Rosa, coordenadora de comunicação do setor.  “Queremos debater sobre a comunicação e a comunicação pública no contexto digital e das mídias sociais, sobre o lugar da universidade nesse contexto, não só com profissionais da área, mas com toda a comunidade universitária”, complementa. A palestra com a professora Raquel também será transmitida pela FURG TV.

Para a programação da tarde, com o workshop direcionado aos públicos internos, o objetivo é estabelecer o diálogo entre os profissionais da Secom e representantes de diferentes setores, unidades e campi para abordar a produção de conteúdo sobre a FURG em diferentes mídias, apresentar novos produtos e buscar melhorar o atendimento da Secom em relação às demandas de comunicação institucionais.

Programação e inscrições

O 2º Simpósio de Comunicação acontece no Auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead) no Campus Carreiros. A programação inicia às 9h30, com a mesa de abertura, seguida da palestra “Mídias sociais, universidade e desinformação”, com a professora Raquel Recuero.

À tarde, o workshop “Comunicação na universidade: orientações para produção de conteúdo” inicia às 13h30, no mesmo local.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrições prévias e, na parte da manhã, aberto a todos os interessados.

Palestrante

Raquel Recuero é professora no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É reconhecida pelas pesquisas sobre internet, mídias sociais e comunicação, que vem desenvolvendo ao longo de sua carreira como pesquisadora. É autora de livros como Redes sociais na internet, A conversação em rede: a comunicação mediada pelo computador e as redes sociais na internet, Introdução à análise de redes sociais online, entre outros, numa significativa produção bibliográfica sobre a área.

Cartaz