Muvie

Servidores aposentados do Departamento de Ciências Fisiológicas da FURG recebem homenagem

Museu Virtual do ensino de ciências fisiológicas comemora 10 anos e homenageia antiga unidade

Photograph: Divulgação

Na quarta-feira, 30, foram realizadas as comemorações dos 10 anos do projeto de extensão Museu Virtual do ensino de Ciências Fisiológicas (Muvie), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e coordenado pela docente Carla Amorim.

Na ocasião, o Muvie fez o lançamento oficial do vídeo-documentário “Pioneiros II – as mãos e as vozes das ciências fisiológicas” e do e-book “Guia do Arcervo Muvie – equipamentos científicos volume I”. Além disso, foi realizada a abertura da exposição comemorativa dos 10 anos e entrega de homenagens.

Na data o MUVIe fez o lançamento oficial do vídeo documentário Pioneiros II – As mãos e as vozes das ciências fisiológicas e do e-book Guia do Acervo MUVIe – Equipamentos Científicos Volume I; a abertura da exposição comemorativa dos 10 anos de projeto e a entrega de homenagens aos Pioneiros das Ciências Fisiológicas e aos Amigos de MUVIe.

O vídeo-documentário descreve o começo do ensino destas ciências na FURG através do depoimento de docentes e técnicos aposentados do antigo departamento de ciências fisiológicas.   

Já o e-book é produto de uma oficina de extensão sobre Ciência, Fotografia e Patrimônio realizada em parceria com o Instituto de Letras e Artes da FURG. Nela, a pesquisa histórica sobre os equipamentos antigos utilizados na pesquisa e no ensino destas ciências na FURG é ilustrada por fotografias realizadas durante a oficina, por estudantes do ensino fundamental da EMEF Peixoto Primo, sendo estes co-autores do e-book. O e-book poderá ser acessado no site.

Os Pioneiros das Ciências Fisiológicas homenageados foram as técnicas aposentadas Vilta Conceição, Vilma Neves e Jurema Acosta, o técnico Fábio Moreno, e o técnico ainda em exercício, por 41 anos, Luiz Carlos “Black” Costa. Receberam homenagem como Pioneiros também os professores Fernando Amarante Silva, Eli Sinnott Silva, Euclydes Antonio dos Santos Filho, Jorge Alberto Castro e Gilma Santos Trindade da Silva.

O Muvie reconheceu como Amigos do Muvie a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e o Instituto de Ciências Biológicas pelo apoio institucional, as escolas EMEF Cidade do Rio Grande – CAIC e EMEF Pedro Carlos Peixoto Primo, como espaços educacionais parceiros, a professora e Museóloga Xenia Velloso (EMEF Peixoto Primo), a técnica da SEaD Zélia Couto, a estudante Gabriella Vieira (EMEF Peixoto Primo) e a estudante da FURG Amanda Cristina Alves representando os bolsistas do projeto.

Para a professora Carla Gonçalves, as ações do MUVIe que começaram com a salvaguarda da história e dos equipamentos usados pelas ciências fisiológicas, suscitaram duas grandes missões ao projeto, dar voz a memória das pessoas que construíram esta história, valorizando o patrimônio humano da Universidade, e a importante missão educacional do museu de ser elo com a Educação Básica, apoiando as escolas na importante tarefa de educar para o pensamento científico, artístico e patrimonial.

A exposição comemorativa fica disponível para visitação no CIDEC ainda nesta quinta feira 31 de outubro.