SOCIALIZANDO A LEITURA

Sarau Literarte realiza nova edição em 19 de dezembro

Encontro virtual marcará o fim do primeiro semestre letivo remoto na FURG

Desde a recomendação de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, o projeto de cultura “Sarau Literarte” modificou a forma como eram realizados os encontros. No formato virtual, o projeto, que integra o programa Socializando a Leitura, passou a ser realizado pelas plataformas digitais.

A primeira edição do novo formato, intitulada “21º Sarau Literarte: a primavera dos recomeços” foi realizada em setembro e teve a participação de mais de 45 pessoas, com apresentações musicais, leituras literárias e pequenas intervenções.

No sábado, 19 de dezembro, será realizado mais um encontro virtual. Com o tema “22º Sarau Literarte: milagres acontecem quando a gente vai à luta”, a atividade marcará o fim do primeiro semestre letivo remoto na FURG. O encontro também dará sequência ao desenvolvimento das atividades do projeto, contemplando seus objetivos norteadores de incentivar a leitura, propagar o hábito da produção escrita autoral e estimular a cultura, tanto para comunidade acadêmica, quanto para comunidade em geral.

Os interessados podem gravar vídeos lendo poemas, contos ou crônicas para participar da divulgação do sarau. O envio deve ser realizado até 14 de dezembro para os grupos do Socializando a Leitura. A equipe reforça a necessidade de gravação na horizontal e informa que também podem ser encaminhados apenas áudios.

Socializando a Leitura

O Socializando a Leitura, do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, é um programa de extensão da universidade e promove atividades e projetos para estimular a formação de público leitor e engajar as pessoas com o livro e a leitura. Além do Sarau Literarte, são realizadas atividades de trocas de livros, oficinas de contação, conversas literárias e cursos de extensão.

Durante a pandemia, as atividades do programa foram disponibilizadas no canal do programa no YouTube.

Em todos os projetos desenvolvidos, as experiências práticas são conectadas com a pesquisa, estimulando os estudantes participantes a seguir na área acadêmica, em programas de pós-graduação. Cada braço do programa possui alunos coordenadores que são responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos.

Cartaz