MÊS DA CIÊNCIA

Rodas virtuais discutem ciência e memória

Evento acontece nas sextas-feiras de outubro, com início hoje, 8

No mês de outubro é comemorado o mês nacional de Ciência e Tecnologia. E o MUVIe: Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG também comemora, em outubro, 12 anos de atividades extensionistas.

São muitas histórias para contar e, para isso, será realizado o primeiro Ciclo de Rodas Virtuais Formativas sobre Ciência e Memória. Afinal, afirmam os organizadores, conhecer e reconhecer o passado é o caminho mais seguro para projetar um futuro sempre melhor. Os objetivos são divulgar a história destas Ciências na FURG, refletindo sobre importância da história da Ciência e Tecnologia para a projeção do futuro, fortalecendo o papel da extensão no processo da comunicação científica, e estimulando a prática das memórias científicas como processo reflexivo "que forma, constrói, desconstrói e ressignifica o papel dos sujeitos que fazem ciência".

As inscrições para o Ciclo de Rodas Virtuais Formativas podem ser feitas aqui. O público-alvo são a comunidade interna da FURG (estudantes, técnicos e professores) e a comunidade externa em geral.

O evento é composto por quatro temas, a serem conversados nas sextas-feiras do mês de outubro. As rodas ocorrerão pelo canal do YouTube do projeto MUVIe, e ficarão gravadas. Os inscritos receberão o link da gravação por e-mail. A participação nas rodas virtuais formativas será certificada.

CRONOGRAMA

8/10 - 17h: Abertura do mês de aniversário MUVIe e Mês Nacional das Ciências. Roda sobre a História das Ciências Fisiológicas na FURG.
15/10 - 17h: Dia do Professor. Roda sobre A Importância das Memórias Científicas.
22/10 - 17h: Roda sobre O Que São Patrimônios de Ciência e Tecnologia?
29/10 - 17h: Extensão e Ciência. O papel da extensão para a ciência na visão dos acadêmicos. Roda com estudantes de extensão do MUVIe.