Oportunidade

Residências Multiprofissionais da FURG promovem Simpósio

Evento é voltado aos graduandos e profissionais de saúde

Os programas de Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS) e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) promovem o “I Simpósio das Residências Multiprofissionais da FURG: Os desafios da multiprofissionalidade para o cuidado integral em saúde”. O evento será realizado em 17 de outubro, das 8h às 17h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo.

 Com a realização de mesas-redondas, o Simpósio visa apresentar os programas de Residência Multiprofissional, RIMHAS e RMSF, sob a perspectiva dos residentes, preceptores, tutores, coordenadores e representantes da gestão, a fim de suscitar reflexões acerca da educação em serviço.  E, também, busca divulgar os Programas de Residências Multiprofissionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como possíveis campos de formação e prática, promovendo reflexões acerca dos modelos de assistência e das atividades voltadas à educação.

 A RIMHAS é desenvolvida no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com possibilidades de inserção na Rede Municipal de Saúde e outras instituições hospitalares durante realização do estágio eletivo. Já a RMSF é desenvolvida na Rede Municipal de Saúde Rio-grandina, sendo o primeiro ano realizado nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), e o segundo ano prevê a realização de vivências trimestrais em dispositivos da Rede Municipal de Saúde, bem como a inserção em setores do HU-FURG.

 Os programas têm duração de dois anos, recebem profissionais das áreas de Enfermagem, Psicologia e Educação Física, e contribuem na qualificação dos profissionais de saúde, por meio de atividades práticas e aprimoramento de conhecimentos relacionados ao processo saúde-doença, através da inserção em diferentes serviços conforme os princípios e as diretrizes do SUS.

 As inscrições são gratuitas e on-line pelo site e podem ser realizadas até o dia 16 de outubro.

Programação

O simpósio será realizado nos turnos manhã e tarde, conforme segue:

8h - 8h30min: Credenciamento

8h30min - 9h: Recepção de boas-vindas

9h - 9h45min: A residência multiprofissional da FURG e seus impactos nos espaços de saúde

9h45min - 10h30min: Afinal, o que o residente multidisciplinar em saúde faz? Sobre o saber, o fazer e o sentir na residência multiprofissional em saúde

10h30min - 10h45min: Intervalo

10h45min - 11h 30min: As interfaces entre a profissionalidade e a discência

11h30min - 13h30min: Intervalo para almoço

13h30min - 14h15min: Desafios da Multiprofissionalidade no Território

14h15min - 14h 30min: Divulgação do Processo Seletivo 2020

14h30min - 15h30min: Terminei a residência e agora? Reflexões de profissionais de saúde egressos

15h30min - 16h: Encerramento