Teletrabalho

Progep promove seminário sobre trabalho remoto

Evento acontece na próxima sexta-feira, 4

A Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) divulga o seminário “O Trabalho Remoto e o Teletrabalho: as impressões dos gestores e TAE(s) da FURG”, que acontece no dia 4 de março, às 9h. As inscrições podem ser realizadas até 3 de março, neste link. O evento debaterá os resultados de mais de 30 horas de entrevistas, com mais de 60 gestores de todas as unidades administrativas e acadêmicas da FURG, conduzidas pela Progep desde fevereiro de 2021.  A previsão de retorno das atividades presenciais em abril tornou o atual momento ideal para o evento.

Segundo os organizadores, a realização de estudos e pesquisas relacionadas ao trabalho remoto geraram a necessidade de um espaço de divulgação, reflexões e discussões a respeito da experiência desenvolvida. “Durante a pandemia, fomos submetidos ao trabalho remoto, sem qualquer possibilidade de organização prévia. Entretanto, apesar de todos os desafios, a universidade seguiu com suas atividades administrativas, não paramos. Com o passar do tempo trabalhando neste formato, muitas unidades criaram novas formas e rotinas de trabalho e se adaptaram a desempenhar suas atividades”, explica Andressa de Lima, uma das responsáveis pelo estudo.

“Percebemos que a Progep poderia olhar para isso e aprender com a experiência das unidades: como elas se organizaram, os desafios, prejuízos, impactos no desempenho e entregas, bem como na qualidade de vida dos servidores e, assim, obter informações mais contextualizadas sobre a viabilidade de implementação do teletrabalho”, continua. A Instrução Normativa 65/2020 do Ministério da Economia estabelece critérios para o trabalho remoto integral e híbrido que serão discutidos no seminário.

Andressa considera o trabalho a distância uma realidade no serviço público, mas alerta para a necessidade de estudos em cada área. “É importante observar a realidade e complexidade da nossa instituição, considerando as impressões dos nossos gestores e trabalhadores, para trazer informações mais seguras e coerentes com a cultura institucional, para contribuir na tomada de decisões institucionais que envolvam esse tema”, completa. 

O evento será realizado de maneira síncrona, através de uma transmissão ao vivo no canal do YouTube da universidade. A programação pode ser acessada no documento disponível abaixo.

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal

Programação