COMPETIÇÃO

Oceantec sedia etapa regional da Game Jam Plus 2019

Evento é considerado a copa do mundo de desenvolvimento de jogos

Photograph: Divulgação

Ao longo de 3 dias, o Oceantec - Parque Científico e Tecnológico da FURG sediou uma etapa regional da Game Jam Plus 2019. Considerado a copa do mundo de desenvolvimento de jogos, o evento reuniu mais de 1,1 mil competidores em 37 sedes espalhadas por nove países em cinco continentes.

Em Rio Grande, os 48 participantes estiveram reunidos entre sexta-feira, 2, e domingo, 4. Discutiram ideias, formaram equipes e tiveram 48h para desenvolver um protótipo do jogo e fazer o pitch sobre seu projeto. No final da etapa, cada equipe apresentou seu game para uma banca de jurados, simulando um pitch para investidores ou uma publisher. Assim, aprenderam sobre a importância de um bom planejamento de marketing e negócios, o que representa um peso relevante na avaliação da apresentação. Com isso, foi definida a primeira equipe finalista de cada regional. Na FURG, o evento teve como patrocinador oficial a Pizza Prime.

A votação popular é a metade final desta primeira etapa do evento. As equipes que ainda não conseguiram conquistar seu lugar como finalistas poderão continuar na competição, através do apoio da comunidade gamer. Os seis games desenvolvidos no espaço do Oceantec já estão na plataforma online GameJolt , e poderão ser votados ao longo deste mês. Ao final, serão selecionadas as equipes com mais votos de cada regional que entrarão como finalistas na próxima etapa.

Para Rodrigo Grego, game designer da Xondaro Games Development, a realização da Game Jam representa um fomento à indústria de games na região. "A criação de games no Brasil ainda é uma área muito pequena e artesanal, e o público não se conhece, não ganha força de comunidade. Com esses eventos de jam, onde se faz maratona de trabalho em conjunto, você faz crescer esse cenário", justifica.

Para o diretor do Oceantec, Artur Gibbon, “é uma grande alegria poder hospedar e estimular aqui na FURG e em Rio Grande um evento como o Game Jam. A infraestrutura do Parque foi concebida também para esse tipo de atividade. Tenho percebido um crescente envolvimento da comunidade acadêmica para o desenvolvimento de games, o que é muito positivo, pois este é um mercado em expansão e com grandes possibilidades de sucesso”. Complementando, o professor Gibbon destaca “a fundamental participação da Innovatio, incubadora de empresas da FURG, no apoio e no desenvolvimento de empreendedores com foco no mundo dos games e novas tecnologias”.

A grande final do Game Jam acontece em novembro, no Rio de Janeiro. É quando os finalistas e organizadores se encontram presencialmente a fim de definir e celebrar os grandes vencedores. Essa etapa irá proporcionar momentos únicos de networking, trocas de experiência e, claro, muitos jogos. Além das premiações das categorias principais e extras, os jogos poderão obter conquistas específicas, como: Melhor Arte, Melhor Som, Melhor Narrativa, Melhor Inovação, Melhor Gameplay, Melhor Design e Melhor Estratégia de Marketing.

 

 

Gallery

Participantes da competição estiveram reunidos entre os dias 2 e 4 de agosto

Divulgação