PALESTRA

“O que fazem os físicos?” tem quarto encontro nesta quarta-feira, 26

Objetivo é apresentar a atuação dos profissionais para além das funções associadas à pesquisa e ensino

Acontece hoje às 18h, o quarto encontro do ciclo de palestras "O que fazem os Físicos?", produzido por uma parceria entre o Diretório Acadêmico da Física (DAF) e o projeto Na Praia da Ciência. O convidado dessa edição é Bruno Requião da Cunha, Agente da Polícia Federal. O encontro ocorrerá no canal do YouTube DAF.

O objetivo do projeto é apresentar a atuação dos físicos em diversas áreas da sociedade, além das funções de professor, pesquisador, cientista ou qualquer outra profissão associada com pesquisa ou ensino. A atividade busca contribuir para a resolução de problemas em outras áreas, sejam eles de qualquer natureza.

Sobre o palestrante

Bruno Requião da Cunha é bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fez seu Pós-Doutorado no Mathematics Applications Consortium for Science and Industry (MACSI), da Universidade de Limerk (UL), na Irlanda.

Requião é autor do livro “Criminofísica, a ciência das interações criminais”, sendo especialista em redes criminais reconhecido internacionalmente. É chamado pelos contemporâneos de "pracadêmico", um pesquisador com sólida formação acadêmica que aplica na prática profissional o conhecimento científico.

Atualmente é professor da Academia Nacional de Polícia e Agente da Polícia Federal com destacada experiência em investigações sensíveis (tráfico internacional de drogas e facções criminosas aos delitos cibernéticos) e em inteligência de segurança pública.