46ª Feira do Livro

Minha história com a feira: Joelma Costa

Projeto inspirado pelo tema da feira deste ano convida o público a compartilhar suas vivências

Photograph: Fernando Halal/Secom
Joelma Costa

“Um passado de memórias, um futuro de histórias”. O tema que a FURG escolheu para marcar as comemorações de seu cinquentenário inspira o projeto que a Secretaria de Comunicação (Secom) apresenta nesta edição do evento. A série Minha história com a feira registra relatos de visitantes da 46ª Feira do Livro sobre suas vivências significativas com esse lugar especial que há 40 anos faz parte da vida da universidade. 

Joelma Costa – 46 anos

Meu primeiro contato com a Feira do Livro se deu com a faculdade. Sou formada em História, então sempre me interessei muito por livros. E eu acho que a feira é de grande importância por ter uma grande variedade de livros, editores, e escritores também que sempre vêm na feira. E eu acho muito importante ter esse contato das pessoas com o livro e a leitura.

Eu sempre vejo que as pessoas ficam bem interessadas com a feira, chegam a esperar ‘Ah, chegou a Feira do Livro’. Então tu vê aquela importância, aquele interesse das pessoas em vir e visitar a feira, participar das atividades, comprar um livro.

“O livro expande o conhecimento”

E eu acho de extrema importância uma universidade promover um evento assim. Porque além de divulgar, a universidade faz com que o próprio aluno venha visitar, conhecer e ver a importância da leitura. Acaba sendo uma atividade fora da universidade, uma atividade externa. 

O livro expande o conhecimento, o esclarecimento. Não em termos de educação, mas de socialização. Faz com que lendo tu socialize mais. Com o que está lá fora. Com as outras pessoas.

[Uma palavra para o livro]

Conhecimento. Porque ali tu viaja. Tu vai a lugares que tu nunca foi e talvez nunca vá. Tu conhece histórias. Histórias que às vezes até se parecem com a tua. Pra mim isso é conhecimento.

 

Gallery

Joelma Costa

Minha história com a feira: Joelma Costa

Fernando Halal/Secom