DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Live “Mulheres que ressoam: vozes e corpos que (trans)bordam" acontece hoje, 8, a partir das 18h

Transmissão integra o Março Lilás na FURG e abordará múltiplas formas de ser mulher

Com um evento oficial para marcar o mês alusivo - o Março Lilás - a FURG celebra o Dia Internacional da Mulher nesta segunda-feira, 8, a partir das 18h, com a Live “Mulheres que ressoam: vozes e corpos que (trans)bordam”, transmitida pelo canal da universidade no Youtube. O evento é aberto para a participação da comunidade. 

Para quem deseja obter certificado de participação, é preciso realizar inscrição no Sistema de Inscrições da FURG (Sinsc), clicando aqui, e, também, registrar presença durante a transmissão.

Interlocução a muitas vozes

Participam da live Cassiane de Freitas Paixão, professora da FURG com atuação em pesquisas sobre a expansão da educação superior no Brasil, questões étnico-raciais no sul do Rio Grande do Sul, ações afirmativas e clubes sociais negros; Daniele Ferreira Acosta, professora da Escola de Enfermagem da FURG e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade (GEPEGS); Fernanda da Fonseca Pereira, assistente social da FURG, com atuação no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) e Regininha Conceição, vereadora no município do Rio Grande, com atuação em pautas LGBTQI+ e acadêmica do curso de Pedagogia Licenciatura da FURG. A mediação será feita por Juliana Lapa Rizza, professora do Instituto de Educação da FURG e integrante do Gese.

Outras ações

O Março Lilás da FURG se soma às ações feitas por outras organizações e entidades na programação de março no município do Rio Grande. Confira a seguir algumas delas:

08/03 - Aulão do SESC terá como tema Março Lilás. Será às 9h, com a professora Erika Jardim e o professor Pablo Ramirez, com transmissão pelo site da prefeitura.

08/03 - Bate-papo com a fotógrafa Kelly Schmidt, com o tema: Seria mais uma história clichê sobre a Fotografia? Às 18h no canal da Fototeca Municipal Ricardo Giovanini no Youtube.

08/03 – Espetáculo Elas, com Luciana Lima, promovido por Rio Grande por Elas, em parceria com o projeto #Teatromunicipalagora. Os ingressos são gratuitos, pelo Sympla.

09/03 – Entrelaçando saberes: debate sobre os desafios do feminismo hoje. Debate promovido pelo Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero (D’Generus) da UFPel, com mediação de Adriana Lessa Cardoso. Participam: Dina Lessa, Lígia Chiarelli, Tatiana Ribeiro, Jamile Wayne, Maria de Lourdes Lose e Raquel Laurino. às 19h, na página do D’Generus no Facebook.

Abaixo confira a programação completa do Março Lilás na FURG.

Programação Março Lilás FURG