O 1º Fórum de Editores do Portal de Periódicos da FURG inicia na próxima semana, na terça-feira, 02, com a palestra de abertura "Portal de Periódicos da FURG: da implementação do OJS à consolidação na ciência aberta", ministrada pela professora doutora Angélica Conceição Dias Miranda, responsável pela criação do Portal. A palestra está marcada para as 10h, após a abertura solene do evento, prevista para as 9h, no Espaço Conversa, dentro da programação da 50ª Feira do Livro da FURG, no Cidec-Sul, campus Carreiros. O evento integra as comemorações dos 50 anos do curso de Biblioteconomia.
O público-alvo do 1º Fórum de Editores do Portal de Periódicos da FURG são editores(as) e equipes de periódicos científicos; coordenações e colegiados de Programas de Pós-Graduação; docentes pesquisadores(as) e orientadores(as); e discentes de pós-graduação (mestrado e doutorado). Também são convidados a participar bibliotecárias(os) e profissionais de informação que atuam com indexação, repositórios, métricas; gestores(as) acadêmicos de pró-reitorias e escritórios de pesquisa; e integrantes de núcleos de apoio editorial e comunicação científica, de grupos e laboratórios de bibliometria, avaliação e ciência aberta e de comissões internas de avaliação e integridade. As inscrições podem ser feitas pelo Sinsc.
Na palestra de abertura, os participantes poderão entender como o Portal de Periódicos da FURG se consolidou e quais são os desafios atuais; obter diretrizes práticas para qualificar gestão editorial, indexação e visibilidade e alinhar periódicos e programas de pós-graduação às políticas de ciência aberta. De acordo com a professora, o Portal nasceu da iniciativa do Curso de Biblioteconomia, posteriormente recebeu apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e foi ganhando seu espaço. "O Portal dá visibilidade ao que é produzido e corrobora o papel da universidade em levar esse conhecimento à sociedade, sem custos. Atualmente, com a velocidade das tecnologias, os diferentes temas abordados, são publicizados, permitindo que o nome da Universidade esteja presente em diversos bancos de dados mundiais", afirma.
Será abordada a trajetória do Portal, desde os momentos iniciais até a adoção, em 2007, do sistema de gerenciamento e publicação de revistas acadêmicas online de código aberto, o Open Journal Systems (OJS), antigamente chamado de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), chegando a sua consolidação como infraestrutura estratégica de comunicação científica, articulada ao Repositório Institucional (2010) e às políticas de acesso aberto da Universidade. "O Portal de Periódicos Científicos da FURG iniciou suas atividades em 2004, com a primeira revista, a Biblos. Com a passagem dos anos, outras aderiram aos processos editoriais, pela rapidez e agilidade, mas essencialmente pela transparência que propicia. Atualmente com 18 revistas, verifica-se uma mudança no perfil dos editores, bem como a busca pela melhoria das revistas, que, embora institucionais, seguem os preceitos da ciência, em publicar trabalhos das mais diversas instituições. As revistas que estão no Portal também estão presentes em diretórios de periódicos e repositórios, bem como em ferramentas que promovem a divulgação científica", explica a palestrante.
A apresentação discutirá decisões técnicas e de gestão que estruturaram o ecossistema editorial da FURG, como a padronização de fluxos e boas práticas, capacitação de equipes, interoperabilidade com indexadores e repositórios, fortalecimento da governança e da transparência editorial. Serão destacados aprendizados, indicadores de desempenho e próximos passos para ampliar qualidade, visibilidade e sustentabilidade dos periódicos institucionais.
Desde os primeiros passos, com adoção e disseminação do OJS/SEER, capacitação de editores e migração de coleções, o Portal evoluiu de poucas revistas para um conjunto plural de periódicos, refletindo a diversidade acadêmica da FURG. "Hoje é um projeto reconhecido institucionalmente. Por conta dele, alunos desenvolveram seus tccs, aprenderam a trabalhar com a comunicação científica e fizeram do Projeto Portal de Periódicos Científicos da FURG uma escola. Assim, pode-se dizer que teoria e prática caminham lado a lado. Levar para a sala de aula os resultados das pesquisas realizadas, da extensão promovida, colaborou no ensino e na formação de muitos alunos e alunas", conta. Para ela, essa é a melhor forma de proporcionar a aprendizagem, por meio de ações em que se possa "ver a atuação profissional e envolver a comunidade discente, o que configura um projeto de sucesso para a FURG".
Sobre a palestrante
Angélica Conceição Dias Miranda concluiu o Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2010, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação em Ciências: química da vida e da Saúde, pela FURG, com o prof. dr. Joao Alberto da Silva. É professora associada, Dedicação Exclusiva - DE, no Curso de Bacharelado em biblioteconomia e Bacharelado em Biblioteconomia EaD, no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI/FURG). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (orientação de mestrado e doutorado) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGCI/FURG).
É líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ciência, Informação e Tecnologia e Gestão (CITEG/FURG). Responsável pela criação do Portal de Periódicos Eletrônicos da FURG, implementou o Repositório Institucional, ambos em conjunto com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/FURG), com apoio das demais pró-reitorias. É membro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD) e uma das coordenadoras da Rede Sul de Repositórios.
Sobre o Fórum
Desde que a nova gestão da universidade assumiu, em janeiro deste ano, a Coordenação da Editora da FURG (PROEXC) tem feitos esforços para fortalecer o ecossistema editorial da Universidade: atualizou a identidade visual do Portal, está realizando um mapeamento das revistas do Portal para subsidiar portarias e políticas institucionais, prevê a realização de formações técnicas para equipes editoriais, articula a integração entre Editora, Biblioteca e Pró-Reitorias e desenvolve ações de comunicação e visibilidade dos periódicos. O 1º Fórum de Editores é parte desse esforço de governança e fortalecimento dos periódicos institucionais.
Após a palestra de abertura, o evento segue com a palestra "Sistemas de Classificação de Artigos da Capes (2025-2028): o que muda com o fim do QualisPeriódicos", pela professora doutora Samile Vanz (PPGCom/Ufrgs). À tarde, a partir das 13h30, na sala de reuniões do Cidec-Sul, serão realizadas atividades restritas aos editores e equipes das revistas do Portal de Periódicos da FURG, com relato de experiência, reunião de trabalho, encaminhamentos e encerramento.
Revistas do Portal
Ativas
- Ambiente & Educação - educação ambiental; criada em 1996, hoje em formato digital.
- BIBLOS - estudos e pesquisas em informação, tecnologia e áreas afins.
- Cadernos Literários - estudos literários do PPGL/ILA (história da literatura, memória, escrita feminina).
- Campos Neutrais - relações internacionais, política externa e ciência política.
- Diversidade & Educação - corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais em espaços educativos.
- Historiæ - pesquisas em História.
- JURIS - Revista da Faculdade de Direito - direito e justiça social; periódico semestral (desde 1995).
- Momento - Diálogos em Educação - educação; quadrimestral, dossiês e fluxo contínuo.
- REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - referência latino-americana na área; mantida desde 1999.
- RBHCS - Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - interface entre História e Ciências Sociais (PPGH/FURG).
- Revista Didática Sistêmica - educação e educação física; estudos teóricos, empíricos e relatos de experiência.
- REIS - Revista Eletrônica Interações Sociais - Sociologia, Antropologia e Ciência Política; números temáticos e livres.
- SINERGIA - Administração, Ciências Contábeis e Economia; enfoque multidisciplinar.
- VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias - Engenharias, Exatas e áreas afins; publicação semestral.
- VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde - saúde, biológicas e humanas; publicação semestral, impresso e eletrônico.
Descontinuadas (acervo disponível)
- Atlântica - Instituto de Oceanografia; 1969-2013; pesquisas em ecossistemas aquáticos.
- CaderNAU - Núcleo de Análises Urbanas; 2007-2018; estudos sobre cidade e território.
- Deslocamentos/Déplacements - revista franco-brasileira de psicanálise e ciências sociais; 2019-2021; bilíngue.
Mais informações e acesso às revistas: Portal de Periódicos Científicos da FURG.